Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Votação de relatório de CPI deve ficar para amanhã

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Votação de relatório de CPI deve ficar para amanhã

Congresso em Foco

4/4/2006 8:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A falta de entendimento entre governo e oposição deve adiar de hoje para amanhã a votação do relatório final da CPI dos Correios. Os representantes do PT na comissão não concordam com o texto elaborado pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que classifica como mensalão, e não caixa dois, o repasse de recursos ilegais a deputados da base aliada.

Os petistas também querem que a CPI ressalte, nas conclusões finais, que o esquema liderado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza teve início em Minas Gerais, em 1998, com o senador tucano Eduardo Azeredo.

O PT ainda tenta excluir da lista de sugestões ao Ministério Público o indiciamento dos ex-ministros Luiz Gushiken e José Dirceu, enquadrados pelo relator no crime de corrupção ativa.

Serraglio avisou ontem que não aceita esse tipo de alteração e que a estratégia dos petistas pode complicar a situação do presidente Lula, que poderia ser indiciado por crime de responsabilidade. "Se eu admitir o raciocínio de que não houve mensalão, e sim caixa dois, terei que pesar a caneta para indiciar o presidente Lula por crime de responsabilidade. Temos provas, dadas por Duda Mendonça e Valdemar Costa Neto, que revelaram ter usado dinheiro do valerioduto para quitar dívidas de campanha de Lula, inclusive no segundo turno", afirmou o deputado.

Se não houver acordo para a votação do relatório, a CPI pode terminar no próximo dia 10 de abril sem a conclusão do inquérito parlamentar. O PT deve apresentar um parecer paralelo para concorrer com o produzido por Serraglio. Pelas regras, se o texto do relator for derrotado, os membros da CPI terão de apreciar a sugestão do PT. Caso esta também não seja aprovada, a comissão de inquérito é obrigada a encerrar suas atividades sem nenhuma conclusão oficial.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

MP abre duas investigações contra Alckmin

Conselho deve votar processo contra Josias Gomes

Oposição pede convocação de Bastos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES