Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ministro da Justiça é o novo alvo da oposição

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ministro da Justiça é o novo alvo da oposição

Congresso em Foco

3/4/2006 10:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Diante das novas revelações sobre o episódio da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, que denunciou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, a oposição tem como novo alvo o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Dois assessores de Bastos foram procurados por Palocci para que a Polícia Federal investigasse a conta bancária do caseiro: o secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg e o chefe de gabinete do ministro, Cláudio Alencar. Goldberg teria, inclusive, testemunhado a entrega dos extratos da conta de Francenildo a Palocci, na casa do ex-ministro. Goldberg e Alencar negam, todavia, qualquer conhecimento sobre o fato.

Ontem PFL, PSDB e PPS insistiram que a violação do sigilo do caseiro foi uma decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva como um todo e teve, no mínimo, a omissão de Bastos.

"As informações de envolvimento de assessores do ministro da Justiça na quebra do sigilo mostram que há corrupção sistêmica no governo", disse o líder da oposição na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA).

"Perderam o respeito, perderam a vergonha ao falar do ministro da Justiça. Estão com o mesmo modus operandi que tiveram com o Palocci. Passam meses falando bem do ministro e de repente vão ao ataque", ressaltou a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

Na quarta-feira, o PPS apresentou um requerimento pedindo a convocação de Bastos para dar explicações ao plenário da Câmara. O depoimento precisa ser colocado em pauta pelo presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e aprovado por maioria simples.

O senador Efraim Morais (PFL-PB), presidente da CPI dos Bingos, afirmou que a comissão vai avançar nas investigações sobre o caso. Mas, por ora, só há planos de convocar o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso para depor.

"Ele (Mattoso) é uma fonte importante para contar toda essa história. Ainda não concordo com a convocação do Palocci. Só vou pensar nisso depois que ele falar na Polícia Federal", disse Efraim, referindo-se ao depoimento do ex-ministro marcado para quarta-feira na PF.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo pretende continuar a fazer reajustes no IR

Conselho define situação de Josias Gomes amanhã

Palocci deve ser indiciado por violação de sigilo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES