Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ministro da Justiça é o novo alvo da oposição

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ministro da Justiça é o novo alvo da oposição

Congresso em Foco

3/4/2006 10:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Diante das novas revelações sobre o episódio da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, que denunciou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, a oposição tem como novo alvo o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Dois assessores de Bastos foram procurados por Palocci para que a Polícia Federal investigasse a conta bancária do caseiro: o secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg e o chefe de gabinete do ministro, Cláudio Alencar. Goldberg teria, inclusive, testemunhado a entrega dos extratos da conta de Francenildo a Palocci, na casa do ex-ministro. Goldberg e Alencar negam, todavia, qualquer conhecimento sobre o fato.

Ontem PFL, PSDB e PPS insistiram que a violação do sigilo do caseiro foi uma decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva como um todo e teve, no mínimo, a omissão de Bastos.

"As informações de envolvimento de assessores do ministro da Justiça na quebra do sigilo mostram que há corrupção sistêmica no governo", disse o líder da oposição na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA).

"Perderam o respeito, perderam a vergonha ao falar do ministro da Justiça. Estão com o mesmo modus operandi que tiveram com o Palocci. Passam meses falando bem do ministro e de repente vão ao ataque", ressaltou a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

Na quarta-feira, o PPS apresentou um requerimento pedindo a convocação de Bastos para dar explicações ao plenário da Câmara. O depoimento precisa ser colocado em pauta pelo presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e aprovado por maioria simples.

O senador Efraim Morais (PFL-PB), presidente da CPI dos Bingos, afirmou que a comissão vai avançar nas investigações sobre o caso. Mas, por ora, só há planos de convocar o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso para depor.

"Ele (Mattoso) é uma fonte importante para contar toda essa história. Ainda não concordo com a convocação do Palocci. Só vou pensar nisso depois que ele falar na Polícia Federal", disse Efraim, referindo-se ao depoimento do ex-ministro marcado para quarta-feira na PF.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo pretende continuar a fazer reajustes no IR

Conselho define situação de Josias Gomes amanhã

Palocci deve ser indiciado por violação de sigilo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES