Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PEC que permite reeleição nas Mesas do Congresso começa a tramitar

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PEC que permite reeleição nas Mesas do Congresso começa a tramitar

Congresso em Foco

4/9/2020 | Atualizado às 19:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) em pronunciamento em sessão virtual do Senado.[fotografo]Pedro França/Agência Senado[/fotografo]

Senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) em pronunciamento em sessão virtual do Senado.[fotografo]Pedro França/Agência Senado[/fotografo]
Começou a tramitar nesta sexta-feira (4) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a reeleição de presidentes da Câmara e do Senado, dando espaço para a recondução de Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) em 2021. Encabeçada pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), a proposta reuniu o número mínimo de assinaturas dois dias depois de ser anunciada em Plenário. O texto (veja a íntegra) possibilita recondução para o mesmo cargo da Mesa por um único período subsequente. A senadora traça uma analogia com a reeleição para cargos do Poder Executivo, regra incorporada ao texto constitucional em 1997. "Com essa alteração, teremos tratamento constitucional similar entre os Poderes Legislativo e Executivo, homenageando o princípio fundamental da isonomia entre eles", diz a justificativa. > Podemos manda recado à senadora que propôs PEC para reeleição no Congresso A Constituição veda a senadores e deputados a reeleição para presidente ou para compor a Mesa Diretora das Casas em dois mandatos seguidos. A discussão sobre a possibilidade de reeleição de Maia e Davi foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF). A corte analisa a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6524, movida pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, ainda não há data para o julgamento. A PEC é um segundo caminho para permitir a recondução dos atuais presidentes. Ela precisa dos votos de 49 senadores e 308 deputados, em dois turnos de votação em cada Casa. Na Câmara, a disputa está mais acirrada, dado que há pelo menos uma dúzia de nomes colocados para disputar a sucessão de Maia. A proposta de emenda constitucional foi criticada pelo Podemos, partido à qual pertence a senadora Rose de Freitas. "Qual o problema de discutir? Dizer que não podemos falar sobre esse assunto, isso sim é um certo rescaldo daquele regime que proibia que a gente pudesse tratar de assuntos que felizmente entraram na pauta deste país", disse a senadora na sessão virtual de ontem. O Podemos alega que a alteração é casuística e atenta contra a alternância de poder. Insatisfeito com a presidência de Davi, o partido visa lançar nome próprio para a sucessão em fevereiro do ano que vem.
Signatários
Para que uma PEC comece a tramitar, são necessárias assinaturas de 1/3 dos senadores, ou seja, 27 assinaturas. A maior parte dos senadores que assinou a proposta pertence ao PSD, DEM e MDB. Também apoiaram a mudança os líderes do governo Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), e no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Os demais signatários são os seguintes senadores: Telmário Mota (Pros-RR), Antonio Anastasia (PSD-MG), Wellington Fagundes (PL-MT), Nelsinho Trad (PSD-MS), Marcelo Castro (MDB-PI), Jayme Campos (DEM-MT), Carlos Fávaro (PSD-MT), Marcos Rogério (DEM-RO), Omar Aziz (PSD-AM), Fabiano Contarato (Rede-ES), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Chico Rodrigues (DEM-RR), Lucas Barreto (PSD-AP), Ciro Nogueira (PP-PI), Carlos Viana (PSD-MG), Kátia Abreu (PP-TO), Zequinha Marinho (PSC-PA), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Elmano Férrer (PODEMOS-PI), Marcio Bittar (MDB-AC), Weverton (PDT-MA), Acir Gurgacz (PDT-RO), Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Irajá (PSD-TO).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Rose de Freitas Fernando Bezerra Coelho Mesas Diretoras Eduardo Gomes Nelsinho Trad (PSD-MS) reeleição das Mesas reeleição senado reeleição câmara reeleição mesas diretoras Telmário Mota (Pros-RR) Antonio Anastasia (PSD-MG) Wellington Fagundes (PL-MT) Marcelo Castro (MDB-PI) Jayme Campos (DEM-MT) Carlos Fávaro (PSD-MT) Marcos Rogério (DEM-RO) Omar Aziz (PSD-AM) Fabiano Contarato (Rede-ES) Rodrigo Pacheco (DEM-MG) Chico Rodrigues (DEM-RR) Lucas Barreto (PSD-AP) Ciro Nogueira (PP-PI) Carlos Viana (PSD-MG) Kátia Abreu (PP-TO) Zequinha Marinho (PSC-PA) Maria do Carmo Alves (DEM-SE) Elmano Férrer (PODEMOS-PI) Marcio Bittar (MDB-AC) Weverton (PDT-MA) Acir Gurgacz (PDT-RO) Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Irajá (PSD-TO).

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Bets

Apostas online: Izalci propõe Política Nacional de Jogo Responsável

VÍDEO

Deputado diz que vai usar emendas para bancar show de Wesley Safadão

Economia

Projeto de lei visa reduzir benefícios tributários até 2026

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Negociação

Tarcísio pediu ao STF aval para Bolsonaro viajar e negociar com Trump

2

EUA

Em live, Eduardo Bolsonaro incentiva empresários a investir nos EUA

3

RELAÇÕES EXTERIORES

Lula publica artigo pelo multilateralismo em 9 jornais internacionais

4

ARTICULAÇÃO

Com articulação de JHC, Lula escolhe alagoana Marluce Caldas para STJ

5

COMPOSIÇÃO

Lula nomeia Floriano de Azevedo e Estela Aranha ministros do TSE

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES