Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo espera Alcolumbre colaborativo na pauta econômica, diz Jaques ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Governo espera Alcolumbre colaborativo na pauta econômica, diz Jaques Wagner

Líder do governo afirma que expectativa para gestão de Alcolumbre será de colaboração em projetos "estruturantes", mas não em matéria ideológica.

Congresso em Foco

30/1/2025 18:13

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Líder do governo afirma que expectativa para gestão de Alcolumbre será de colaboração em projetos

Líder do governo afirma que expectativa para gestão de Alcolumbre será de colaboração em projetos "estruturantes", mas não em matéria ideológica. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (30), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), revelou as expectativas do Executivo a respeito da condução de Davi Alcolumbre (União-AP), preferido para assumir a presidência da Casa a partir das eleições do próximo sábado. De acordo com ele, a tendência é de uma presidência colaborativa no que chama de matéria "estruturante", mas não em projetos de natureza ideológica. Matéria estruturante é como o governo constantemente se refere a projetos que tratam de reformas econômicas, das quais muitas restaram em 2024 para serem avaliadas esse ano, a exemplo da reforma das pensões militares e do imposto de renda. Nessas, o líder governista afirmou que os sinais de Alcolumbre foram de "não atrapalhar". Para questões que envolvam interesses sociais ideológicos, como projetos envolvendo questões de gênero, já existe o entendimento de que Alcolumbre não dará apoio, uma vez que sua posição requer equilíbrio em relação às demandas do PL, que também faz parte da costura para sua presidência. Jaques Wagner também antecipa que os dois próximos anos tendem a ser de embate mais intenso com o maior partido da oposição diante da proximidade das eleições de 2026, na qual há expectativa por parte dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro de ampliação da bancada. O senador também comentou sobre as conversas entre o governo e o atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do qual o presidente Lula, mais cedo, declarou que gostaria de ter como candidato ao governo mineiro em 2026. Jaques revelou que, apesar da especulação sobre a entrega de um ministério a Pacheco, este até o momento "não demonstrou interesse" em assumir uma pasta. Pacheco é cogitado para assumir o Ministério da Defesa, onde já houve manifestação do atual ministro, José Múcio Monteiro, para sair. Essa saída, porém, foi solicitada para que aconteça apenas a partir de 2026, não fazendo parte da próxima reforma ministerial, prevista para acontecer apenas após as eleições das mesas diretoras da Câmara e Senado.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Mesa Diretora Jaques Wagner Davi Alcolumbre Rodrigo Pacheco

Temas

Democracia Congresso Notícia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta repudia sanção dos Estados Unidos a Alexandre de Moraes

RELAÇÕES EXTERIORES

Eduardo Bolsonaro agradece a Donald Trump por sanções a Moraes

Senado

Comissão de Direitos Humanos realiza audiência sobre PNDH-3

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

OSCAR DA POLÍTICA

Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

Tarifaço

Veja os produtos perecíveis mais afetados por tarifa dos EUA

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES