Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MINISTÉRIO PÚBLICO
Congresso em Foco
17/2/2025 11:01
O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta segunda-feira (17) a criação do Grupo Nacional de Apoio ao Enfrentamento ao Crime Organizado (Gaeco Nacional). A nova estrutura reforçará investigações sobre facções criminosas, tráfico internacional de drogas, corrupção e crimes ambientais, além de oferecer suporte operacional e logístico em casos de grande repercussão.
A medida amplia um modelo já existente nos Ministérios Públicos estaduais e nas procuradorias da República nos estados. A portaria que regulamenta o Gaeco Nacional (leia aqui a íntegra) lista 11 tipos de crimes em que o grupo poderá atuar, incluindo terrorismo, violações graves aos direitos humanos e crimes contra povos indígenas.
O Gaeco Nacional terá funções como auxiliar na definição de linhas de investigação, articular cooperação com órgãos de inteligência nacionais e internacionais e desenvolver protocolos para o tratamento de provas e dados sigilosos. No entanto, o grupo não assumirá diretamente as investigações, atuando apenas como apoio aos procuradores responsáveis por cada caso.
A criação do grupo é vista como um reforço à estratégia de enfrentamento ao crime organizado em nível nacional e interestadual. Além disso, a estrutura poderá sugerir ao governo a adoção de novas tecnologias para aprimorar as investigações e fortalecer o combate a crimes de grande impacto no país.
Temas
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
julgamento do golpe
Imprensa internacional repercute condenação de Jair Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro