Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Manutenção
Congresso em Foco
5/3/2025 10:05
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 30/25, que visa criar um fundo nacional para a manutenção e recuperação de obras de arte especiais (OAE). O termo "obras de arte especiais" refere-se a estruturas como pontes, túneis, viadutos e passarelas.
Denominado Fundo Nacional de Manutenção de Obras de Arte Especiais (FNMOAE), será administrado pelo Ministério dos Transportes, que definirá os critérios para a utilização dos recursos. A proposta prioriza obras com risco estrutural comprovado, infraestruturas estratégicas e regiões com baixa capacidade de fiscalização.
O fundo será financiado por diversas fontes, incluindo impostos sobre combustíveis e jogos do tipo "bet". Um conselho deliberativo multissetorial supervisionará o plano de atuação do fundo e garantirá a transparência na aplicação dos recursos.
Segundo o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), autor do projeto, "O fundo é uma resposta ao descaso secular quanto ao cuidado das obras de arte especiais no Brasil, que compromete a segurança pública, a eficiência logística e o desenvolvimento econômico". Ayres compara o FNMOAE a fundos como o FNDE e o FNS, que possuem financiamento estável.
O projeto seguirá para análise conclusiva nas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A aprovação pela Câmara e pelo Senado é necessária para que se torne lei.
SUCESSÃO DE FRANCISCO
Conclave começa: conheça os 133 cardeais que podem virar papa
PLENÁRIO DA CÂMARA
Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem
SUCESSOR DE FRANCISCO
Data comemorativa
Câmara Municipal do Rio de Janeiro institui "Dia da Cegonha Reborn"