Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados apresentam regulamentação para recarga de carros elétricos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MOBILIDADE

Deputados apresentam regulamentação para recarga de carros elétricos

Projeto define normas para instalação de plugs de recarga em condomínios, além de definir critérios para assembleias que optarem pela proibição.

Congresso em Foco

6/3/2025 15:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e o deputado Ricardo Salles (Novo-SP) apresentaram esta semana o Projeto de Lei 158/2025, que regulamenta as normas para a instalação de infraestrutura de recarga de veículos elétricos em condomínios. A proposta permite com que que condôminos instalem pontos de recarga em garagens privativas, desde que respeitadas exigências técnicas e de segurança.

O tema tem sido debatido na Comissão de Defesa do Consumidor desde 2023, com uma audiência pública realizada em junho de 2024 para discutir desafios e soluções para a mobilidade elétrica. A proposta se propõe a atender à crescente demanda por veículos elétricos e eliminar barreiras enfrentadas por condôminos que desejam instalar estações de recarga.

Conforme projeto, condôminos poderão instalar estações de recarga, desde que respeitadas exigências técnicas e de segurança.

Conforme projeto, condôminos poderão instalar estações de recarga, desde que respeitadas exigências técnicas e de segurança.Eduardo Anizelli/Folhapress

O projeto estabelece que os custos de instalação, manutenção e consumo de energia serão de responsabilidade exclusiva do condômino interessado, que também deverá seguir normas técnicas da distribuidora de energia e apresentar Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) antes da instalação.

Também há previsão para que os condomínios deliberem, em assembleia, sobre a instalação de infraestrutura coletiva de recarga, caso optem por um sistema compartilhado. Segundo o texto, a Convenção do Condomínio terá autonomia para definir regras complementares, incluindo eventuais formas de rateio dos custos.

Obstáculos legais

Ventura destaca que a busca por veículos elétricos foi no Brasil e no mundo ganhou impulso nos últimos anos. Contudo, "a infraestrutura necessária para a recarga desses veículos, especialmente em condomínios, ainda enfrenta desafios e incertezas, dificultando uma adoção mais ampla dessa tecnologia".

O texto também ressalta que "muitos condôminos enfrentam restrições para instalar estações de recarga individual em suas garagens privativas, muitas vezes sem justificativa adequada, sem embasamento ou sem disposição proibitória específica na Convenção do Condomínio, o que contraria o seu direito de propriedade sob sua área privativa".

A iniciativa tramita em caráter conclusivo, podendo ser enviada diretamente ao Senado caso aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sem que haja contestação para que seja votada em plenário.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 106743, "viewed": [ "106743" ], "context": "{\"articlekey\":106743,\"originalarticlekey\":\"106743\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MOBILIDADE

CNH sem autoescola: o que muda e como tirar a carteira agora

2

Infidelidade parlamentar

Deputada expõe traição de marido: "Cuidado com pastor gatinho"

3

SENADO

Emenda à PEC do fim da reeleição permite 14 anos de mandato a prefeito

4

Eleições 2026

Michelle critica André Fernandes por aliança com Ciro; deputado rebate

5

Direitos trabalhistas

Subcomissão da Câmara pode votar fim da escala 6x1 nesta quarta-feira

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES