Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
$$$
Congresso em Foco
14/3/2025 15:09
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta sexta-feira (14), o aumento do preço do ovo no Brasil e afirmou que ainda busca entender os motivos da alta. Durante a cerimônia de entrega de mais de 700 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), em Sorocaba (SP), ele comparou os números da produção nacional com o consumo interno e questionou as explicações dadas até o momento.
Lula destacou que, entre janeiro e fevereiro, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos subiu de R$ 144 para R$ 210, sem uma justificativa clara. O presidente ironizou a situação, afirmando que não faz sentido atribuir o aumento às galinhas.
"Alguém está sacaneando as galinhas. Pode ter certeza. Essas galinhas que botam ovo ficam trancadas, coitadas, botam três ovos por dia. Só comem, bebem água e botam ovo. E agora querem jogar a culpa nelas? Nós não aceitamos isso."
Produção de ovos
Lula ressaltou que o Brasil deve produzir cerca de 59 bilhões de ovos em 2024, sendo que apenas 1% é exportado. Além disso, segundo ele, o consumo médio por brasileiro é de 260 ovos por ano, o que reforçaria a falta de explicação para a alta dos preços.
"Então não tem explicação para esse ovo estar caro, alguém está passando a mão", disse o presidente.
Leia também: Lula questiona preço do ovo: "Galinha não está cobrando caro"
Lula também contestou as justificativas apontadas para o aumento do preço do ovo, como a elevação do dólar e o aumento da exportação. "Alguns dizem que foi porque aumentou a exportação e o dólar está caro. Mas o que ficou aqui não tem que subir de preço", afirmou.
O presidente ainda ironizou a alegação de que o calor teria impactado a produção. "Falaram que foi porque fez muito calor e a galinha diminuiu os ovos. Mentira, porque calor fez no ano passado também", rebateu.
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado