Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
TRAMA GOLPISTA
Congresso em Foco
19/5/2025 10:31
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa, nesta segunda-feira (19), a fase de oitivas das testemunhas de acusação e defesa no processo que apura a tentativa de golpe de Estado atribuída pela Procuadoria-Geral da República ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a aliados após as eleições de 2022. Ao todo, 82 testemunhas serão ouvidas até 2 de junho, por videoconferência, no processo que envolve o chamado núcleo 1 da trama golpista.
Entre os depoentes desta segunda-feira, indicados pela PGR, estão:
Quem será ouvido nos próximos dias
A agenda de depoimentos inclui generais, governadores, ministros, parlamentares e figuras estratégicas do governo Bolsonaro. Entre os destaques estão:
21 de maio:
23 de maio:
26 de maio:
29 de maio:
30 de maio:
2 de junho:
O que está em jogo
Os depoimentos fazem parte do processo penal aberto contra os oito integrantes do núcleo central da chamada trama golpista, que teve a denúncia aceita por unanimidade em março pela 1ª Turma do STF. São eles:
Eles respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, entre outros. As penas podem ultrapassar 30 anos de prisão em caso de condenação.
STF julga denúncia contra núcleo militar; veja quem pode virar réu
As audiências são conduzidas por juízes auxiliares do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, e serão realizadas por videoconferência, com participação do Ministério Público e das defesas. As gravações não podem ser divulgadas, nem registradas pela imprensa.
Ao final das oitivas, Moraes deve marcar os interrogatórios dos réus, última etapa antes do julgamento final, que será realizado pela 1ª Turma do STF. A expectativa é que a decisão sobre absolvição ou condenação ocorra ainda neste ano.
PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Médicos e dentistas aumentam pressão no Congresso por piso salarial
DEZ ANOS DE PRISÃO
Zambelli debochou de Lula preso e hoje diz que não aguentaria a cadeia
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem marco do licenciamento ambiental e PECs sociais