Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Relações exteriores
Congresso em Foco
20/5/2025 19:16
A ser comemorado anualmente no dia 12 de abril, o Dia de Celebração da Amizade Brasil-Israel é mais uma data para o calendário oficial. O Senado aprovou nesta terça-feira (20), o projeto de lei 5.636/2019 que institui o dia. De autoria do Executivo, a matéria agora vai à sanção presidencial.
Na justificativa do projeto, o governo apontou que "a proposição pretende formalizar a sólida relação bilateral com o Estado de Israel e fomentar os vínculos cultural, social e econômico existentes entre os dois países". A matéria foi protocolada em 2019, portanto, durante o governo Jair Bolsonaro.
"O Brasil mantém uma sólida e importante relação bilateral com Israel, tendo sido um dos primeiros países a estabelecer relações diplomáticas com o nascente Estado, em fevereiro de 1949", explicou o relator da matéria, senador Carlos Viana (Podemos-MG). "Israelenses consideram o Brasil um país de grande interesse por sua identidade multicultural e pela diversidade de suas paisagens e centros urbanos".
Após a aprovação unânime da data, o senador ressaltou a satisfação em "reconhecer a importância e a proximidade de duas nações-irmãs". Carlos Viana minimizou as críticas do governo à atuação de Israel na guerra contra a Palestina, ele também explicou a razão para a data 12 de abril, que foi quando o Brasil criou a primeira missão diplomática para Israel.
LEIA MAIS
Reforma tributária
PLP 108: Entidades apontam riscos de judicialização e defendem ajustes
TARIFAÇO DO TRUMP
Senadores se reúnem com parlamentares dos EUA para discutir tarifaço
RELAÇÕES EXTERIORES
Senadores nos EUA seguram agenda para evitar interferência de Eduardo
OSCAR DA POLÍTICA
Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe
Câmara dos Deputados
Veja quem foram os deputados que mais gastaram cota parlamentar no ano