Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Fórum BRICS
Congresso em Foco
4/6/2025 | Atualizado às 17:25
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o encontro entre chefes dos parlamentos do BRICS reforça a aliança global entre os países do bloco e fortalece o multilateralismo.
Para Motta, o Legislativo tem papel central na formulação de políticas internacionais e na regulação de temas urgentes, como o combate à pobreza e à fome, as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o impacto do evento é "incalculável".
"Temos 40% do movimento econômico do planeta sendo protagonizado por esses países, o que faz com que essa reunião possa ser mais consistente e mais sólida para trazer prosperidade ao nosso povo", disse o deputado.
Motta também destacou a realização do primeiro encontro entre parlamentares mulheres do BRICS. "Inova na participação feminina, inova com o encontro dos presidentes das comissões de Relações Exteriores e agrega muitos assuntos", afirmou.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu o fortalecimento de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Para ele, a cooperação entre os parlamentos do bloco é essencial para enfrentar a hegemonia do G7, grupo que reúne as maiores economias industrializadas do mundo.
"Esse é um passo importante para que o Parlamento brasileiro e todos os demais que compõem o BRICS possam efetivamente tomar a dianteira nessas discussões globais", declarou.
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos