Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Reunião ministerial
Congresso em Foco
26/8/2025 15:48
O presidente Lula voltou a defender a soberania nacional durante a segunda reunião ministerial de 2025, realizada na manhã desta terça-feira (26). Segundo ele, Brasil não aceita "desaforo, ofensas e petulância de ninguém". "É importante que cada ministro, nas falas que fizerem daqui para frente, façam questão de retratar a soberania desse país. [...] Se a gente gostasse de imperador, o Brasil ainda seria monarquia. A gente não quer mais. A gente quer esse país democrático, soberano e republicano", reforçou o presidente.
Com boné escrito "Brasil é dos brasileiros", em alusão ao slogan americano da política externa no século XIX, Lula disse que Donald Trump tem agido "como se fosse o imperador do planeta Terra". Apesar das críticas, o presidente brasileiro reiterou a possbilidade de diálogo: "Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é sermos tratados como se fôssemos subalternos. Isso nós não aceitamos de ninguém".
Assista a fala:
Lula também rebateu postagem do presidente americano na segunda-feira (25): "Quem quiser operar no nosso território, precisa prestar contas à nossa Constituição, à nossa legislação". Na rede social Truth Social, Trump ameaçou enfrentar países que atacarem as big techs do país:
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
AGU contrata escritório nos EUA para atuar contra tarifas de Trump
RELAÇÕES EXTERIORES
Trump é "única saída" para Bolsonaro em 2026, diz Valdemar Costa Neto
ENTREVISTA EXCLUSIVA
Eduardo não quebrou o decoro, diz presidente do Conselho de Ética
Reforma Administrativa
Tentativa de Golpe
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Após acordo, Duarte Jr. assume vice-presidência da CPMI do INSS