Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Julgamento
Congresso em Foco
9/9/2025 14:29
No mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a votação do julgamento do chamado núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Embaixada dos Estados Unidos endossou no X (antigo Twitter), uma crítica ao ministro Alexandre de Moraes.
A representação norte-americana compartilhou uma postagem do subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, Darren Beattie, na qual ele declarou que seguirá apoiando os brasileiros na defesa da "liberdade e justiça". Segundo ele, também continuarão sendo tomadas "medidas cabíveis" contra Moraes e outros indivíduos "cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais".
Moraes é o relator da ação penal sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022 e, por isso, foi o primeiro a votar nesta terça-feira (9). Em seu voto, afirmou não haver dúvidas sobre a prática de crime: "Não se discute mais se houve ou não tentativa de golpe, se houve ou não tentativa de abolição do Estado de Direito. O que se discute aqui é a autoria".
O julgamento ocorre na 1ª Turma do STF, formada também por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, e deve se prolongar ao longo da semana. Até agora, foram apresentadas as sustentações finais da Procuradoria-Geral da República e das defesas.
Com o voto do relator iniciado nesta terça-feira, a expectativa é que os demais ministros exponham suas posições nas próximas sessões, em um cronograma que pode se estender até sexta-feira (12).
Temas
LEIA MAIS
Julgamento do Golpe
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
MAPA DOS CONDENADOS
Exclusivo: mais de 70 ex-presidentes já foram condenados; veja a lista