Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
INVASÃO AO CNJ
Congresso em Foco
10/9/2025 15:12
O hacker Walter Delgatti Neto afirmou, em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10), que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) prometeu assumir a responsabilidade caso ele fosse pego ao invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"No dia em que ela pediu que eu invadisse, disse: 'Se você for pego ou processado, pode falar que fui eu quem mandou, eu assumo. Ela me deu essa garantia, olhou nos meus olhos e afirmou: 'Você pode falar que fui eu que mandei, que eu responderei por isso", declarou Delgatti.
De acordo com o hacker, a parlamentar solicitou a invasão para demonstrar que o sistema era vulnerável e, assim, alimentar a desconfiança da população em relação às eleições.
Ele contou ainda que aceitou a proposta porque estava desempregado e recebeu da deputada a promessa de um trabalho. "Eu fiz isso em troca de emprego. Ela me disse que, se eu aceitasse, estaria salvando a democracia e o país", afirmou.
Cassação do mandato e condenação pelo STF
Delgatti participou da sessão de forma virtual, como testemunha no processo que pode levar à cassação do mandato de Zambelli, atualmente detida na Itália. Ambos foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela invasão ao sistema do CNJ.
A deputada foi sentenciada a 10 anos e 8 meses de prisão, em regime inicial fechado, além da perda do mandato parlamentar. O STF também determinou sua inclusão na lista vermelha da Interpol, o que resultou em sua prisão na Europa.
O processo de cassação segue em análise na CCJ e ainda precisará ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 111807, "viewed": [ "111807" ], "context": "{\"articlekey\":111807,\"originalarticlekey\":\"111807\"}" }
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
AÇÃO PENAL DO GOLPE
Ao vivo: 1ª Turma do STF retoma ação de Bolsonaro com voto de Fux
MAPA DOS CONDENADOS
Exclusivo: mais de 70 ex-presidentes já foram condenados; veja a lista