Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
18/9/2025 18:39
O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), afirmou nesta quarta-feira (18) que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou Cecília Montalvão Simões a não comparecer para depor na comissão. Ela é esposa e sócia de Maurício Camisotti, preso em operação que investiga fraudes em descontos aplicados sobre benefícios previdenciários. O depoimento estava marcado para 29 de setembro.
Gaspar criticou a decisão, dizendo que ela "enfraquece" os trabalhos da CPMI. "Fico me perguntando: se o ministro Flávio Dino fosse impedido pelo Congresso de investigar as emendas parlamentares, como ele se sentiria? Isso é muito ruim para a democracia. Estamos sendo impedidos de ouvir uma testemunha por decisão monocrática do ministro", declarou.
O relator defendeu ainda a necessidade de reformular a legislação sobre CPIs e CPMIs para evitar novas situações semelhantes.
A crítica foi reforçada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que classificou a medida como um "absurdo".
"É surpreendente como o desrespeito dos ministros continua se repetindo em relação a nós, mas cabe ao Parlamento reagir e colocar ordem nessa questão jurídica", afirmou.
O pedido de dispensa de Cecília havia sido negado por Viana no dia anterior (17). Ela alegou não ter condições de viajar de São Paulo, onde mora, a Brasília, por estar com os bens bloqueados pela Justiça, além de questionar a legalidade do prazo de convocação, que, segundo ela, teria sido inferior às 72 horas previstas em lei. O presidente da CPMI respondeu que a comissão poderia arcar com os custos do deslocamento.
Oitivas
Nesta quinta-feira (18), a CMPI ouviu o advogado Nelson Wilians, citado em transações bancárias suspeitas com o Camisotti.
Ele disse se próximo do empresário, mas negou conhecer Antônio Carlos Camilo Antunes, o "Careca do INSS", preso junto com Camisotti.
Estão previstos ainda os depoimentos dos empresários Rubens Oliveira Costa e Milton Salvador de Almeida Junior, além de Tânia Carvalho dos Santos, esposa do Careca do INSS.
Temas
Tentativa de golpe
Líderes da Câmara acionam STF contra aprovação do PL da Dosimetria