Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ipec: Lula lidera em Pernambuco; Bolsonaro, no DF. Confira outros ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ipec: Lula lidera em Pernambuco; Bolsonaro, no DF. Confira outros estados

Pesquisa do Instituto Ipec aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem o melhor desempenho em Pernambuco, seu estado natal.

Congresso em Foco

16/8/2022 12:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pela pesquisa, Lula ainda teria chances de vencer no primeiro turno. Fotos: Ricardo Stuckert e Carolina Antunes/PR

Pela pesquisa, Lula ainda teria chances de vencer no primeiro turno. Fotos: Ricardo Stuckert e Carolina Antunes/PR
Recortes de cinco estados e do Distrito Federal da pesquisa do Instituto Ipec, divulgados nesta terça-feira (16), apontam que o ex-presidente Lula (PT) tem o melhor desempenho em Pernambuco, seu estado natal. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai melhor no Distrito Federal. No cenário estimulado para Pernambuco, Lula acumula 63% das intenções de voto para o primeiro turno, contra 22% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) tem 4%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) somam 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos atingem 6%, enquanto 3% ainda não sabe ou não respondeu. A pesquisa contratada pela TV Globo entrevistou 1.200 eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE) sob o protocolo Nº PE-03575_2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09411_2022.
De acordo com o Ipec - antigo Ibope - , entre as unidades da federação divulgadas, Bolsonaro lidera apenas no Distrito Federal. No DF, o presidente tem 40% das intenções de voto, contra 32% do petista. Ciro Gomes registrou 9%, enquanto Simone Tebet teve 2%. Vera Lúcia e Pablo Marçal (Pros) tem 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 6% ainda não sabe ou não respondeu. A pesquisa entrevistou 1.200 eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TER-DF) sob o protocolo Nº DF-02251_2022 e no TSE sob o protocolo Nº BR-07937_2022.
O Ipec divulgou os dados de outros quatro estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Minas Gerais

O estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, com 10% do eleitorado. Lula tem 42% das intenções de voto, contra 29% de Bolsonaro. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (5%); Simone Tebet (2%); Constituinte Eymael do PSC (1%); Felipe D'Ávila do Novo (1%); e Sofia Manzano do PCB (1%). Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 10%, enquanto 9% ainda não sabe ou não respondeu. Foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com o número MG-02868/2022 e no TSE com o número BR-05666/2022.

Rio de Janeiro

Reduto político de Bolsonaro e seus filhos, o estado é o terceiro maior colégio eleitoral do país, com 8% do eleitorado. Lula lidera com 41%, enquanto Bolsonaro tem 37%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (5%); Simone Tebet (2%); e Vera Lúcia (1%). Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 5% ainda não sabe ou não respondeu. Foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. A Pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) com o protocolo RJ-08527/20222 e no TSE com o número BR-03082/2022.

Rio Grande do Sul

Quinto maior colégio eleitoral do país, com 5% do eleitorado. Lula tem 43% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (7%); Simone Tebet (2%); e Vera Lúcia (1%). Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%, enquanto 7% ainda não sabe ou não respondeu. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 12 e 15 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. A Pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RS) com o protocolo RS-08381/20222 e no TSE com o número BR-04133/2022.

São Paulo

Lula também lidera no maior colégio eleitoral do país, com 22% do eleitorado. São Paulo também é o estado natal de Bolsonaro: embora tenha ingressado na vida política no Rio de Janeiro, o presidente nasceu em Campinas. Lula lidera com 43% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (7%); Simone Tebet (3%); Vera Lúcia (1%); Eymael (1%); Felipe D'Ávila (1%); e Pablo Marçal (1%). Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 4% ainda não sabe ou não respondeu. Foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. A Pesquisa foi registrada no TSE com o protocolo SP-04035/20222.

Cenário nacional

Divulgado na noite dessa segunda-feira (15), o cenário nacional aponta que Lula lidera com 44% das intenções de voto no primeiro turno, contra 32% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) marca 6%, seguido de Simone Tebet (MDB) com 2% e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 8%, e não sabem/não opinaram 7%. No segundo turno da disputa, Lula tem 51% das intenções contra 35% de Bolsonaro.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula pesquisa Jair Bolsonaro ciro gomes Eymael simone tebet Vera Lúcia eleições 2022 IPEC Felipe D'Avila Pablo Marçal

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

ESQUEMA DE ESPIONAGEM

De Moraes a Cláudio Castro: a lista dos monitorados pela Abin paralela

INSS

Lula: entidades criadas na gestão Bolsonaro facilitaram fraude do INSS

SEGURANÇA

Lula relembra referendo por desarmamento em 2005: "O povo queria arma"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Comissão aprova aposentadoria especial para supervisores pedagógicos

2

ESQUEMA DE ESPIONAGEM

Veja a íntegra do relatório da PF sobre a Abin paralela

3

ESQUEMA DE ESPIONAGEM

De Moraes a Cláudio Castro: a lista dos monitorados pela Abin paralela

4

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Quem faz boa política? Você decide a partir de segunda

5

8 DE JANEIRO

8 de janeiro: Moraes manda prender novamente homem que quebrou relógio

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES