Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Líderes de pesquisa tentam resgatar origens políticas em início de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Líderes de pesquisa tentam resgatar origens políticas em início de campanha

Líderes nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto escolheram cidades marcadas por simbolismos para primeiras agendas.

Congresso em Foco

15/8/2022 | Atualizado às 12:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral e a partir da terça (16) é dada largada, oficialmente, na campanha eleitoral de 2022. Na prática, ficam autorizados a divulgação das candidaturas na internet e por alto-falantes, caminhadas, carreatas ou passeatas. Líderes nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) escolheram cidades-chave e marcadas por simbolismos políticos para serem palco das primeiras agendas. Residência de Lula por muitos anos e ponto de início da sua vida política, a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi o local escolhido pelo petista para abertura da campanha. Na terça, a partir das 14h, ele tem uma visita à fábrica da Volkswagen do Brasil. Há previsão de que o ex-metalúrgico faça uma panfletagem na porta da fábrica. Enquanto isso, Bolsonaro, que busca a reeleição, destinou o primeiro dia de campanha para uma visita a Juiz de Fora, em Minas Gerais, cidade onde ele foi vítima de uma facada em 2018. Neste final de semana, o presidente divulgou um vídeo no qual convida seus eleitores para "participarem desse ato cívico em prol do nosso Brasil". O evento está marcado para às 11h, no Aeroclube de Juiz de Fora. O evento será marcado por uma motociata pela cidade. A partir dessas agendas também é possível ver o tom que cada campanha deve adotar, ao menos neste início. Na convocação o presidente Bolsonaro se refere a Juiz de Fora como "a cidade onde eu renasci". O vídeo de convite termina com ele falando palavras que indicam para um viés ideológico e de valores conservadores: Deus, pátria, família e liberdade. No caso de Lula, a opção pela panfletagem em fábrica indica para a aposta em um discurso de retomada da economia. Em 2020, a gigante automobilista foi uma das fábricas que anunciou corte nas produções no Brasil e planos de demissão em massa. O olhar econômico segue nas agendas do petista também na quarta-feira (17), quando ele tem um encontro, em São Paulo, com empresários e microempresários. A quinta-feira (18) e o sábado (20) serão destinados pelo petista a "atos pela democracia" em Belo Horizonte e São Paulo, respectivamente. Jair Bolsonaro não divulgou as demais agendas da semana. A candidata Simone Tebet (MDB) ainda não divulgou sua agenda de campanha. Ciro Gomes (PDT) divulgou na manhã desta segunda-feira (15) sua agenda. O pedetista pretende visitar dois barros em São Paulo nesta terça-feira (16): Guaianazes, na zona leste, e Jabaquara, na zona sul. Ciro falará sobre sua proposta de renda mínima para a população carente em uma caminhada por Guaianazes, prevista para começar às 7h. Às 14h, ele visitará comerciantes de Jabaquara para abordar os impactos positivos do programa nos negócios. O presidenciável não divulgou os outros compromissos da semana.

Confira a agenda dos presidenciáveis para esta segunda-feira (15):

Jair Bolsonaro Não tem agenda de campanha Lula 17h - "Aula aberta: Universidade Pública e Democracia", evento realizado pelo Coletivo USP Pela Democracia, no vão da História e Geografia da Universidade de São Paulo. Simone Tebet 9h - Encontro com Líderes do Varejo do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), em São Paulo 14h30 - Reunião fechada da Coordenação da Campanha com a presença do presidente do MDB, Baleia Rossi, de representantes do PSDB, Cidadania e do Podemos. Encontro acontece em São Paulo 16h30 - Apresentação do Programa de Governo, no Hotel Transamérica Executive, em São Paulo 19h30 - Mulheres na Política com Simone Tebet. O evento acontece no Club Homs, em São Paulo Ciro Gomes (PDT) 22h - Participação no programa Roda Viva, da TV Cultura
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Agenda Jair Bolsonaro ciro gomes presidenciáveis campanha eleitoral simone tebet eleições 2022

Temas

País Notícia Eleições

LEIA MAIS

Pesquisa

Pela 1ª vez desde 2024, aprovação de Lula supera desaprovação

DESBLOQUEIO ORÇAMENTÁRIO

Decreto libera R$ 20,7 bi e alivia orçamento de ministérios

VIDA QUE SEGUE

Alexandre de Moraes vai a estádio horas após sanção dos EUA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES