Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Cotas universitárias
Congresso em Foco
3/10/2025 18:20
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, criticou nas redes sociais a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) por conta de um edital de pós-graduação que reserva vagas para candidatos oriundos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
"É só o que falta: dinheiro do catarinense ter cota para quem é de fora. Já basta a gente mandar o nosso dinheiro para Brasília e voltar uma migalha. Já vou avisando que não concordo", disse o governador em vídeo publicado na quarta-feira (1º).
A declaração se refere ao edital nº 50/2024, que seleciona estudantes para os cursos de mestrado e doutorado em música do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart). As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Mello enviou um ofício ao reitor da universidade, José Fernando Fragalli, solicitando esclarecimentos em até 15 dias sobre os critérios da reserva para candidatos de outras regiões. No vídeo, o governador ressaltou que, embora a Udesc tenha autonomia universitária, é mantida com recursos do Estado. "Nós não vamos aceitar esse absurdo com o dinheiro do catarinense", disse.
Em nota, a instituição afirmou que a medida "não corresponde a uma política institucional da Udesc e não deverá constar em futuros processos seletivos".
A universidade reforçou que suas ações de inclusão seguirão a legislação vigente e os princípios constitucionais de igualdade de oportunidades.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 112630, "viewed": [ "112630" ], "context": "{\"articlekey\":112630,\"originalarticlekey\":\"112630\"}" }
Pauta alternativa
Ensaio fotográfico
Prefeito posa de cueca em ensaio inspirado em "50 Tons de Cinza"
IMPOSTO DE RENDA