Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Vídeo
Congresso em Foco
9/10/2025 14:51
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (9) acreditar que o impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos será resolvido. A declaração foi feita durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari (BA).
Segundo Lula, o Brasil busca manter relações equilibradas com todas as nações, sem priorizar parceiros específicos. "Nós não temos preferência por países. O que nós queremos é estabelecer uma relação civilizada com o mundo", afirmou. Ao criticar a decisão dos Estados Unidos de elevar tarifas com base em "coisas que não eram verdadeiras", o presidente disse esperar uma recomposição das relações bilaterais. "Acho que nosso problema com os EUA será resolvido."
Lula reforçou que a política externa brasileira aposta no multilateralismo e que a estratégia é manter diálogo tanto com os Estados Unidos quanto com outros parceiros comerciais relevantes, como China, países da América do Sul e demais integrantes do chamado Sul Global.
Durante o evento, o presidente destacou a parceria com o governo chinês e mencionou sua relação com o presidente Xi Jinping. "Eu me considero amigo do presidente Xi Jinping e tenho certeza que ele se considera amigo do Brasil", disse, acrescentando que os dois países se tratam como "importantes do Sul Global".
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 112807, "viewed": [ "112807" ], "context": "{\"articlekey\":112807,\"originalarticlekey\":\"112807\"}" }
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
PLENÁRIO DA CÂMARA
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)
FALHA OPERACIONAL