Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Marcos Pereira: Lula é "fortíssimo" e Tarcísio tende à reeleição

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Marcos Pereira: Lula é "fortíssimo" e Tarcísio tende à reeleição

Presidente do Republicanos diz que "o mais natural" é que o governador paulista concorra a novo mandato. Para ele, Lula se recuperou e chega forte para a disputa em 2026.

Congresso em Foco

17/10/2025 9:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), afirmou em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tende a ser candidato à reeleição em 2026. Segundo ele, Tarcísio faz "um bom governo", tem índices altos de aprovação e ainda "muita entrega" a fazer nos próximos anos.

"O mais natural é que o Tarcísio seja candidato à reeleição. Ele faz um bom governo, todas as pesquisas de aprovação são positivas. Há obras estruturantes que só ocorrerão nos próximos quatro anos", disse Pereira. "Desde a redemocratização, os governadores de São Paulo que renunciaram para disputar a Presidência não foram bem-sucedidos", lembrou.

Veja trecho da entrevista:

Lula forte e eleição polarizada

O dirigente partidário também avaliou que o presidente Lula entra "fortíssimo" na disputa de 2026, com melhora de imagem e de avaliação do governo. Para Marcos Pereira, o cenário será novamente de polarização, embora ainda não haja definição de quem será o nome da direita ou centro-direita. "O presidente Lula é um candidato fortíssimo. A eleição será polarizada, e o resultado tende a ser apertado, como nas últimas três: Dilma e Aécio, Bolsonaro e Haddad, Lula e Bolsonaro", afirmou.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada no último dia 9 mostra Tarcisio como um dos candidatos oposicionistas mais bem colocados na disputa com Lula, que venceria todos os cenários. A distância entre eles, no entanto, cresceu de 8 para 12 pontos no último mês. Segundo a Quaest, o petista derrotaria o governador paulista por 45% a 33%, em eventual segundo turno.

O presidente do Republicanos considera que a corrida presidencial "ainda está longe" e que o partido deve concentrar esforços em ampliar sua bancada no Congresso. "Historicamente, damos prioridade à eleição do Congresso. Em 2011 tínhamos oito deputados; em 2022, elegemos 40. Em 2026 queremos chegar a 50 ou 55. Esse é o foco número um", disse. Para ele, uma candidatura à Presidência é "circunstancial".

Marcos Pereira frisou que o Republicanos ainda não discute candidatura própria ao Planalto e que o nome de Tarcísio só deve entrar na pauta após a definição de seu futuro político em São Paulo. "O candidato a presidente da República é uma circunstância que não dá pra avaliar agora", disse. "O mais importante é o partido continuar crescendo, eleger governadores e ampliar a força no Congresso."

Apoio a Lula é "antagônico" ao perfil do partido

Apesar de reconhecer a força política do presidente, Marcos Pereira praticamente descartou a hipótese de o Republicanos apoiar a reeleição de Lula. "Apoiar a reeleição de Lula seria antagônico. Nosso eleitorado é majoritariamente de centro-direita, com valores de costumes e uma pauta econômica mais liberal. Isso, querendo ou não, é incompatível", afirmou. "Em política não tem impossível, mas tem graus de dificuldades e é muito mais difícil [apoiar a reeleição de Lula]", acrescentou.

Marcos Pereira destacou que o partido continuará posicionado no campo da centro-direita, mas "sem radicalismos". "O bolsonarismo representou uma pauta de centro-direita, mas nós não seguimos a linha extrema. Temos valores conservadores e liberais, mas buscamos equilíbrio e responsabilidade política."

Vice-presidente da Câmara entre 2023 e 2024, Marcos Pereira é o atual procurador parlamentar da Casa. Aos 53 anos, o advogado e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus está em seu segundo mandato de deputado federal e preside o Republicanos desde 2011. Ele foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços no governo de Michel Temer, entre 2016 e 2018. No ano passado, ensaiou uma candidatura à Presidência da Câmara, mas desistiu em favor de Hugo Motta, seu correligionário.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Marcos Pereira Tarcísio de Freitas Republicanos eleições 2026 Lula

Temas

Eleições

LEIA MAIS

RELAÇÕES EXTERIORES

"Pintou uma indústria petroquímica", diz Lula sobre reunião com Trump

FOGO AMIGO

Eduardo critica Tereza Cristina por apoio a Tarcísio e Ratinho Jr

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DIA DO PROFESSOR

Parceria entre iFood e MEC concede benefícios para professores

2

TRANSPORTE PÚBLICO

Jilmar Tatto: "Convenci Lula de que o Brasil precisa da tarifa zero"

3

Valorização

Câmara aprova transporte escolar para professores da zona rural

4

EDUCAÇÃO

Por que 15 de outubro virou o Dia do Professor no Brasil

5

LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalistas abandonam o Pentágono em protesto por restrição à imprensa

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES