Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Acessibilidade
Congresso em Foco
30/10/2025 15:32
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 976/23, segundo o qual os edifícios residenciais com dois ou mais pavimentos, além do térreo, deverão ser construídos com pelo menos um elevador de passageiros.
O deputado Thiago Flores (Republicanos-RO), relator do projeto, manifestou sua aprovação ao texto. Em seu parecer, Flores declarou que "a iniciativa revela-se de grande importância para a promoção da acessibilidade e da inclusão social".
A proposição aprovada introduz uma alteração na Lei da Acessibilidade. O texto concede um período de até 24 meses, a partir da publicação da futura legislação, para que as áreas de uso comum nos edifícios cumpram integralmente os requisitos de acessibilidade.
 
 
O deputado Adilson Barroso (PL-SP), autor da proposta, salientou que "o Brasil tem cerca de 15 milhões de pessoas com deficiência, e a longevidade da população aumenta a cada ano". Barroso complementou: "muitos dos que procuram apartamentos novos e pequenos são pessoas idosas ou com deficiência, e a falta de elevador pode ser um problema".
O projeto seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Devido à rejeição na Comissão de Desenvolvimento Urbano, a proposta perdeu seu caráter conclusivo e será agora apreciada pelo Plenário. Para ser convertida em lei, a redação final deverá ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113427, "viewed": [ "113427" ], "context": "{\"articlekey\":113427,\"originalarticlekey\":\"113427\"}" }
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos