Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
INTERNACIONAL
Congresso em Foco
5/11/2025 | Atualizado às 12:50
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual nesta terça-feira (4), enquanto cumprimentava apoiadores no centro da Cidade do México. O caso ocorreu quando a chefe de Estado se dirigia a um evento público nas proximidades do palácio presidencial.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a presidente sorrindo e tirando fotos com simpatizantes quando um homem se aproxima dela por trás. O indivíduo coloca um braço sobre os ombros da presidente, tenta beijar o pescoço e colocar as duas mãos nos seios dela.
Sheinbaum afastou o homem calmamente e aceitou tirar uma foto com ele, antes de seguir caminho ao palácio. Autoridades se segurança do país informaram que o agressor se tratava de Uriel Rivera e que ele foi preso.
O episódio foi denunciado pela ministra das Mulheres, Citlali Hernández, que escreveu no X que "a violência que as mulheres sofrem resulta da normalização, por alguns homens, da invasão do nosso espaço pessoal e/ou dos nossos corpos; é o resultado de décadas de uma visão sexista".
"Repudiamos o ato cometido hoje contra nossa presidente. Convidamos todos os homens a participarem ativamente na construção de uma realidade onde o respeito, a igualdade e nossas vidas plenas e livres de violência sejam o cotidiano."
Até o momento, o gabinete presidencial não divulgou uma nota oficial sobre o ocorrido.
Temas
LEIA MAIS
DECLARAÇÃO POLÊMICA
"Traficantes são vítimas dos usuários também", diz Lula sobre drogas
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Gustavo Petro diz que reagirá a Trump como Lula: "Sem se ajoelhar"
EM BUSCA DE ACORDO