Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
7/11/2025 17:00
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que endurece as regras de progressão de regime e de livramento condicional a pessoas condenadas por crimes violentos. Além disso, cria novos tipos penais e agravantes. O texto aprovado promove alterações na Lei de Execução Penal, no Código Penal e na Lei Antidrogas.
A aprovação da proposta ocorreu mediante a apresentação de mudanças (substitutivo) pelo relator, o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), ao projeto de lei 1.585/2025, de autoria do deputado Fabio Schiochet (União-SC).
Progressão de regime
O texto aprovado altera os percentuais de pena cumprida necessários para a progressão de regime:
crimes sem violência ou grave ameaça:
crimes com violência ou grave ameaça:
crimes hediondos ou ligados a facções:
Conforme declaração do relator, "o uso de armas como fuzis, metralhadoras e submetralhadoras, que são extremamente perigosas e podem derrubar aeronaves, destruir carros-fortes, disparar até 600 tiros por minuto e atingir alvos a até dois quilômetros, exige um tratamento mais rigoroso na execução penal".
Aumento de penas para roubo e latrocínio
A proposta aumenta penas para crimes contra o patrimônio:
Receptação e furto
Para crimes de receptação e furto, o texto prevê:
Tráfico de drogas e armas
O projeto também endurece punições no tráfico:
O substitutivo aprovado será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, subsequentemente, pelo Plenário da Câmara. Para que se converta em lei, o texto necessita ainda da aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113673, "viewed": [ "113673" ], "context": "{\"articlekey\":113673,\"originalarticlekey\":\"113673\"}" }
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil