Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Operação Compliance Zero
Congresso em Foco
18/11/2025 19:04
Nesta terça-feira (18), a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Legislativa do Distrito Federal formalizou pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a gestão do Banco de Brasília (BRB) e a tentativa de compra do Banco Master.
A iniciativa foi motivada pela prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, e pelo afastamento do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, após operação da Polícia Federal que apura irregularidades financeiras. A ação, batizada de Operação Compliance Zero, revelou indícios de fraudes na emissão de títulos e falsificação de carteiras de crédito.
Segundo o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), a operação confirma alertas anteriores do Banco Central, que havia vetado a negociação por representar risco elevado aos cofres públicos.
"Sempre esteve claro que o governo Ibaneis e Celina pretendiam empurrar o prejuízo bilionário para a população de Brasília sob o disfarce de 'crescimento institucional'."
O Partido sustenta que a proposta de aquisição camuflava prejuízos sob a justificativa de expansão institucional. O PT se opôs ao projeto em todas as instâncias possíveis, incluindo Justiça e órgãos de controle.
Para a bancada, a instalação da CPI é essencial para apurar responsabilidades administrativas, civis e penais, além de garantir que os recursos públicos não sejam comprometidos por decisões consideradas temerárias. O grupo cobra transparência total nas negociações e defende o reforço dos mecanismos de regulação do sistema financeiro.
LEIA MAIS
Operação Compliance Zero
Operação Compliance Zero
Justiça afasta presidente do BRB em operação que apura fraudes