Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado pauta aposentadoria dos agentes de saúde e acordos externos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

AGENDA DO SENADO

Senado pauta aposentadoria dos agentes de saúde e acordos externos

Agenda do Senado tem como principal item a regulamentação da aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde.

Congresso em Foco

23/11/2025 20:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A pauta da semana para as sessões plenárias do Senado inclui em seus itens duas propostas de regulamentação profissional. São eles o projeto de lei complementar 185/2024, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que institui a aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde; e o projeto de lei 25/2018, da Câmara dos Deputados, que define regras para marinheiros profissionais de esporte e recreio.

No caso da aposentadoria aos agentes comunitários de saúde, o tema configura uma demanda antiga da categoria: em 2022, o Senado aprovou por unanimidade a emenda constitucional que autoriza a proposta. Com a regulamentação, ela passará a ter efeito.

Projeto que institui aposentadoria especial aos agentes de saúde será votado na terça-feira (25).

Projeto que institui aposentadoria especial aos agentes de saúde será votado na terça-feira (25). Jonas Pinheiro/Agência Senado

Em nota, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que "a proposta representa um marco para milhares de profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado direto da população brasileira". Ele ressaltou que muitos agentes colocam a própria saúde em risco para proteger a população de suas cidades. "Garantir integralidade, paridade e regras claras de aposentadoria é reconhecer, com justiça, o valor e o sacrifício desses trabalhadores essenciais".

O projeto 25/2018 também é fruto de um longo debate: a proposição original, apresentada pelo ex-deputado Fernando Jordão, é de 2013. O texto possui parecer favorável da Comissão de Assuntos Sociais desde 2019, sob relatoria da senadora Leila Barros (PDT-DF). O projeto define regras e critérios de funcionamento da atividade, além de incluir os marinheiros desportivos na Classificação Brasileira de Ocupações.

Também entra em pauta o projeto de lei 4.635/2024, do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), prevê a prorrogação até o ano de 2030 dos incentivos fiscais para investimentos voltados à implementação de tecnologias de Internet das Coisas (Iot) no Brasil. O texto prevê a manutenção da taxa zero para a maioria dos impostos relacionados à instalação e fiscalização desses dispositivos.

Os demais itens da pauta são acordos internacionais firmados com o Cazaquistão, Eslovênia, Mercosul e com a Organização das Nações Unidas.

Confira a pauta da semana no Senado:

Terça-feira (25):

-projeto de lei complementar 185/2024: regulamenta a aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

-projeto de lei da Câmara 25/2018: dispõe sobre a regulamentação da profissão de marinheiro profissional de esporte e recreio.

-projeto de decreto legislativo 655/2025: aprova o texto da Convenção Aduaneira sobre o Transporte Internacional de Mercadorias ao Abrigo das Cadernetas TIR (Convenção TIR de 1975), celebrada em Genebra, em 14 de novembro de 1975.

-projeto de decreto legislativo 334/2021: aprova o texto do Tratado entre a República Federativa do Brasil e a República do Cazaquistão sobre Auxílio Jurídico Mútuo em Matéria Penal, assinado em Astana, em 20 de junho de 2018.

Quarta-feira (26):

-projeto de lei 4.635/2024: prorroga para 2030 os benefícios fiscais para a aquisição de dispositivos de Internet das Coisas.

-projeto de decreto legislativo 309/2024: aprova o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Eslovênia sobre a Troca e Proteção Mútua de Informações Classificadas, assinado no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 2023.

-projeto de decreto legislativo 395/2024: aprova o texto do Acordo sobre Comércio Eletrônico do Mercosul, firmado em Montevidéu, em 29 de abril de 2021.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

SEGURANÇA PÚBLICA

Deputado propõe incluir guardas municipais na Força Nacional

CONGRESSO

Nikolas diz que não sabia de proibição de celular na casa de Bolsonaro

Educação

Marcos Tavares propõe aulas na "madrugada" para trabalhadores

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUDICIÁRIO

Entenda o plano de fuga "RAFE-LAFE", citado na decisão de Moraes

2

RISCO DE FUGA

Prisão de Bolsonaro foi decretada após rompimento da tornozeleira

3

Prisão

Internet reage com memes à prisão de Bolsonaro

4

CONGRESSO

Nikolas diz que não sabia de proibição de celular na casa de Bolsonaro

5

JUDICIÁRIO

Bolsonaro queimou tornozeleira com ferro de solda antes de ser preso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES