Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Educação
Congresso em Foco
28/11/2025 17:48
Em resposta a alegações veiculadas pela mídia, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados agendou para esta terça-feira (2) uma audiência com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.
O objetivo da convocação é obter esclarecimentos sobre o suposto vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O requerimento para a realização do debate foi apresentado pelo deputado Thiago de Joaldo (PP-SE).
A sessão está programada para as 16 horas, em local a ser definido. A expectativa é que Palacios apresente um panorama completo da situação.
Segundo o deputado Thiago de Joaldo, "o Enem é o principal instrumento de acesso ao ensino superior no país, afetando o futuro de milhões de jovens, e qualquer falha em sua segurança compromete diretamente a isonomia, a credibilidade e a confiança pública no sistema educacional brasileiro".
O parlamentar espera que o presidente do Inep detalhe o andamento das investigações em colaboração com a Polícia Federal, identifique possíveis falhas nos protocolos de segurança e apresente as ações preventivas para as próximas edições do exame.
Adicionalmente, o deputado ressalta a necessidade de informações técnicas sobre o impacto da anulação de questões no cálculo da Teoria de Resposta ao Item (TRI), visando assegurar a avaliação justa do desempenho dos candidatos.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114343, "viewed": [ "114343" ], "context": "{\"articlekey\":114343,\"originalarticlekey\":\"114343\"}" }
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero custa R$ 78 bi e é viável sem imposto novo, diz estudo
TENTATIVA DE GOLPE
Oposição articula projeto para tirar Bolsonaro do regime fechado