Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Alerta de Crimes
Congresso em Foco
4/12/2025 13:00
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autoriza operadoras de telefonia móvel a enviar notificações sobre crimes recorrentes em áreas específicas, com foco na proteção de grupos vulneráveis.
O colegiado aprovou o substitutivo apresentado na Comissão de Segurança Pública ao projeto de lei 4.234/2023, de autoria do deputado Romero Rodrigues (Pode-PB). O texto original previa o envio de alertas apenas à população idosa.
Para receber os alertas, o usuário precisará fazer um cadastro, que poderá ser cancelado a qualquer momento. As mensagens devem usar linguagem acessível e informar sobre os crimes mais comuns na região, riscos associados, formas de prevenção e canais de denúncia. O texto prevê o envio de pelo menos um alerta a cada 60 dias.
As Secretarias de Segurança Pública estaduais fornecerão às operadoras os dados necessários para segmentar os avisos por área. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definirá as regras para implementação do serviço.
O relator, deputado Castro Neto (PSD-PI), destacou que a pandemia expôs a vulnerabilidade de pessoas idosas, especialmente diante do aumento de golpes e fraudes financeiras. "Devemos estar atentos por meio da disseminação pública e gratuita das práticas criminosas mais frequentes contra idosos", afirmou.
A proposta seguirá agora para análise conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, ainda precisará ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114504, "viewed": [ "114504" ], "context": "{\"articlekey\":114504,\"originalarticlekey\":\"114504\"}" }
Infidelidade Parlamentar
Filha de Antônia Lúcia defende pai após acusações de traição
MUDANÇA DE DISCURSO
Após pedir sanções, Eduardo vê com otimismo aproximação Trump-Lula