Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
4/12/2025 11:41
A CPMI do INSS programou para esta quinta-feira (4), às 9h, a oitiva de Silas da Costa Vaz, secretário da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer). Acompanhe ao vivo:
A convocação de Silas partiu do presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG).O parlamentar embasou o pedido em um levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) que identificou supostos descontos irregulares em benefícios do INSS. De acordo com o relatório, 97,6% dos segurados entrevistados afirmaram não ter autorizado as cobranças, enquanto quase 96% disseram não ter vínculo com nenhuma associação, indício de que as deduções teriam sido feitas sem consentimento.
Ainda nesta quinta, os integrantes da comissão pretendem ouvir o presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), Américo Monte Júnior. O requerimento para sua convocação, apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), sustenta que o depoimento é essencial "para esclarecer questões relacionadas à atuação da entidade no contexto do escândalo envolvendo o INSS, que apontou possíveis irregularidades na gestão e descontos indevidos em benefícios previdenciários".
Votação de requerimentos
A pauta deliberativa inclui a análise de 181 requerimentos. Entre eles está a proposta de convocação do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, apresentada pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar(PL-AL). O vice-presidente do colegiado, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), solicitou a presença do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, recentemente liquidado pelo Banco Central. O parlamentar aponta que o Ministério Público Federal e o próprio INSS investigam possíveis irregularidades envolvendo empréstimos consignados concedidos pela instituição.
Também será apreciado o pedido de quebra de sigilos bancário e fiscal da Zema Crédito Financeira. Na justificativa, o deputado Rogério Correia afirmou ser necessário apurar "a eventual vinculação entre decisões administrativas do governo federal, interesses eleitorais e as atividades da Financeira Zema". A empresa é ligada à família do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cuja convocação também foi sugerida pelo mesmo parlamentar.
A CPMI
A CPMI do INSS foi instalada em agosto de 2025 para investigar suspeitas de descontos associativos irregulares aplicados a aposentados e pensionistas. Presidido por Carlos Viana (Podemos-MG) e com Duarte Jr. (PSB-MA) na vice-presidência, o colegiado apura a participação de servidores e dirigentes do INSS na autorização de repasses a entidades sob suspeita.
Desde o início dos trabalhos, a comissão tem convocado ex-gestores, requisitado documentos e analisado pareceres internos para rastrear responsabilidades e apontar possíveis falhas nos mecanismos de controle do instituto.
LEIA MAIS
IMPEACHMENT DE MINISTROS
Oposição reage à decisão de Gilmar sobre impeachment: "Escárnio"
Prisão no INSS
Infidelidade parlamentar
Deputada expõe traição de marido: "Cuidado com pastor gatinho"
Infidelidade Parlamentar
Filha de Antônia Lúcia defende pai após acusações de traição
REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL
Projeto que cria a "OAB da medicina" divide senadores e entidades