Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
LEI SECA
Congresso em Foco
11/12/2025 12:54
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, na quarta-feira (10), o projeto que institui o Dia Nacional da Lei Seca, a ser celebrado anualmente em 19 de junho. Se não houver recurso para votação no Plenário, o projeto de lei 3.315/2021 segue para sanção. A proposta é do deputado Hugo Leal (PSD-RJ) e teve parecer favorável da relatora no Senado, Jussara Lima (PSD-PI).
A data marca o aniversário da sanção da Lei Seca, em 2008, norma que instituiu a "tolerância zero" para álcool ao volante, criminalizando a condução sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas, com penas entre três meses e seis anos de prisão.
A legislação foi ampliada ao longo dos anos: desde 2016, a recusa ao bafômetro passou a gerar as mesmas punições; e, em 2018, as penas foram agravadas para motoristas embriagados que causam morte (até oito anos) ou ferimentos graves (até cinco anos).
Jussara Lima defende a celebração da data, destacando a redução de acidentes relacionados ao álcool após a adoção da Lei Seca. Ela ressalta, porém, que os acidentes de trânsito continuam elevados: cerca de 33 mil mortes por ano nos últimos cinco anos. Ainda assim, os índices são menores que os registrados antes da norma.
A relatora citou dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) e da OMS, segundo os quais o álcool responde por 36,7% dos acidentes entre homens e 23% entre mulheres, afetando motoristas, passageiros e pedestres.
Segundo a senadora, a Lei Seca provocou mudanças significativas nos hábitos da população em relação ao ato de beber e dirigir.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114766, "viewed": [ "114766" ], "context": "{\"articlekey\":114766,\"originalarticlekey\":\"114766\"}" }
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Relator apresenta parecer da PEC da Segurança Pública; veja o que muda
Energia Elétrica
Comissão aprova inclusão de prossumidores nos conselhos de energia
TENTATIVA DE GOLPE
Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados
redução de penas