Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Economia
Congresso em Foco
14/12/2025 17:00
O setor de serviços, que engloba atividades como transporte, turismo, restaurantes, salões de beleza e tecnologia da informação, registrou crescimento de 0,3% em outubro na comparação com setembro, alcançando a nona alta consecutiva.
A sequência positiva iniciada em fevereiro resulta em avanço acumulado de 3,7% e leva o setor ao maior nível de atividade já registrado, ficando também 20,1% acima do patamar pré-pandemia de covid-19, observado em fevereiro de 2020.
As informações integram a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com nove meses seguidos de crescimento, 2025 supera o recorde anterior de oito altas consecutivas, registrado entre fevereiro e setembro de 2022. Naquele intervalo, porém, a expansão acumulada foi maior, de 5,6%. A série histórica do IBGE tem início em janeiro de 2011.
Na comparação com outubro de 2024, o setor de serviços apresentou alta de 2,2%. No acumulado de 12 meses, o crescimento é de 2,8% — no período encerrado em setembro, o índice era de 3,1%.
Confira o desempenho mensal do setor em 2025:
Grandes setores
Os cinco grandes grupos de serviços apresentaram crescimento de setembro para outubro:
Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, os destaques no período foram os transportes aéreo e rodoviário de cargas.
"O aéreo tem crescido por conta do maior número de passageiros transportados, o que se reflete em maiores receitas para as companhias aéreas", afirmou.
"O aumento das receitas das empresas de transporte rodoviário de cargas cresce, em grande medida, por causa dos fretes realizados para o escoamento da produção agrícola, que terá safra recorde neste ano, e de entregas oriundas do comércio eletrônico", acrescentou.
O segmento de transportes e armazenagem responde por 36,40% do total dos serviços no país.
O segundo principal impulso ao crescimento veio do setor de informação e comunicação. De acordo com Lobo, as atividades de tecnologia da informação (TI) seguem em alta desde a pandemia, impulsionadas pela necessidade de digitalização das empresas.
Turismo
A Pesquisa Mensal de Serviços também inclui o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), que avançou 0,8% em outubro frente a setembro. No acumulado de 12 meses, o crescimento é de 6% — no período encerrado em setembro, a taxa era de 6,7%.
Com esse resultado, as atividades turísticas estão 12,7% acima do nível pré-pandemia e 1% abaixo do maior patamar já registrado, em dezembro de 2024.
O Iatur abrange 22 das 166 atividades de serviços investigadas na pesquisa, relacionadas ao turismo, como hotéis, agências de viagens e transporte aéreo de passageiros.
A pesquisa divulga dados de 17 unidades da federação: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Conjuntura
A Pesquisa Mensal de Serviços é a terceira entre os levantamentos conjunturais divulgados mensalmente pelo IBGE. Nos últimos dias, o instituto informou que a indústria teve variação positiva de 0,1% em outubro, enquanto o comércio cresceu 0,5% na comparação com setembro.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114831, "viewed": [ "114831" ], "context": "{\"articlekey\":114831,\"originalarticlekey\":\"114831\"}" }
FIM DAS SANÇÕES
Nikolas rebate Eduardo Bolsonaro após queda de sanção a Moraes
DOMINGO DE PROTESTOS
PL da Dosimetria: veja as cidades onde há atos contra redução de penas
Viagem Internacional
Deputado diz que passará ano novo em Dubai "representando o Poder"
VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
Projeto propõe criação de um marco legal para a violência obstétrica