Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CNI projeta crescimento do PIB em 1,4% para o ano de 2022

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CNI projeta crescimento do PIB em 1,4% para o ano de 2022

Projeção de crescimento PIB para 2022 está mais de três pontos abaixo do crescimento do ano anterior, indicando estagflação.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Lucas Neiva

8/7/2022 7:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

"A ampliação do Simples também aumenta a concentração de renda no Brasil, que está entre as maiores do mundo". Foto: USP
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou nesta sexta-feira (8) a revisão da projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2022. Enquanto a versão anterior do levantamento previa um crescimento de 0,9%, a nova antecipa um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. Apesar de apontar para uma possível melhora em relação à última projeção, esse índice ainda fica pouco mais de três pontos percentuais abaixo dos 4,6% alcançados em 2021, apontado para tendência de estagflação, fenômeno também identificado nos índices do Banco Mundial. A projeção anterior foi realizada no mês de abril, mas apresentou melhora principalmente por conta da mudança no desempenho do mercado de trabalho. "Basicamente, o comportamento do mercado de trabalho tem sido muito positivo. Está mais do que superando os efeitos adversos da taxa de juros, que está aumentando, do aumento da inflação e da crise de abastecimento de insumos. Então nesse balanço, (...) o mercado de trabalho tem sido mais relevante", afirma Mário Sério Telles, gerente-executivo de economia da CNI. Além do mercado de trabalho, outros fatores de curto prazo também levaram a CNI a levantar a projeção: a liberação dos saques emergenciais do FGTS, o aumento no número de transferências diretas de renda decorrentes do Pix, o adiantamento dos 13ºs salários de aposentados e pensionistas e a recente retomada dos pagamentos de abono salarial. Apesar da projeção de melhora no PIB, a CNI antecipa uma piora na inflação anual, ajustando de 6,3% para 7,6% a expectativa de encerramento do índice IPCA para 2022. Os juros também possuem expectativa de aumento, com previsão de um novo aumento da taxa Selic no mês de agosto. Com isso, a confederação considera que a taxa deverá chegar dos 13,25% anuais para 13,75% até o fim do ano. No setor industrial, a projeção é de crescimento mais tímido do que o PIB: a previsão, que em abril era de queda de 0,2%, passa para uma um crescimento de 0,2%. Na agropecuária a mudança já foi mais próxima a economia como um todo: a projeção de um ano sem crescimento passa para alta de 1,3%. A agricultura nos estados do sul e mais o MS sofre com secas desde o final de 2021, o que atinge o desempenho do setor como um todo.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PIB Banco Mundial cni inflação ministério da economia

Temas

Economia País Notícia

LEIA MAIS

Polícia investiga disparo contra redação da Folha de S. Paulo

Bomba caseira com fezes é lançada contra petistas em ato com Lula no Rio

Lira adia votação da PEC dos Auxílios por falta de quórum

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

4

REAJUSTE SALARIAL

STF envia ao Congresso reajuste para servidores do Judiciário

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES