Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições 2026
Congresso em Foco
17/12/2025 | Atualizado às 15:45
O PSB sinalizou nesta quarta-feira (17) o desejo de manter Geraldo Alckmin como vice na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela reeleição em 2026. Segundo o deputado Pedro Campos (PE), a intenção é compartilhada pelo partido e pelo próprio vice-presidente, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Durante um café da manhã com jornalistas que marcou o início da nova liderança da sigla na Câmara dos Deputados, o novo líder do partido, deputado Jonas Donizette (SP), reforçou a posição do PSB e projetou possíveis candidaturas para as eleições do próximo ano.
"Eu vejo o Alckmin candidato a vice-presidente na reeleição, vejo o [atual governador de São Paulo] Tarcísio [de Freitas] candidato a governador, vejo o [ministro do Empreendedorismo] Márcio França candidato a governador, possivelmente com o apoio do PT — é uma decisão que o PT vai ter que tomar. Vejo o [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad ao Senado e, possivelmente, a segunda vaga do Senado, se possível a [ministra do Meio Ambiente] Marina [Silva]; caso contrário, seria preenchida por alguém do nosso campo."
Apesar da defesa interna pela permanência de Alckmin na vice-presidência, levantamento do instituto Paraná Pesquisas indica que o vice-presidente seria o único nome capaz de impedir uma vitória de Tarcísio de Freitas no primeiro turno, caso a eleição para o governo paulista ocorresse hoje.
No caso de Haddad, embora haja expectativa de que o ministro da Fazenda dispute uma vaga no Senado por São Paulo, o petista afirmou recentemente que não pretende concorrer no próximo pleito. Segundo ele, a intenção é deixar a Esplanada e atuar apenas na campanha de reeleição do presidente Lula.
Ampliação da bancada
Donizetti também afirmou que o PSB trabalha com a perspectiva de ampliar sua bancada na Câmara dos Deputados, passando dos atuais 16 parlamentares para mais de 30 a partir das eleições de 2026. Parte desse crescimento, segundo ele, deve ocorrer durante a janela partidária.
"O presidente do partido, o prefeito João Campos, deu a perspectiva de ampliar nossa bancada para acima de 30 deputados. Muitos devem vir na janela partidária. Já tivemos um bom aumento e acredito que o partido terá um bom desempenho eleitoral", disse o líder.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114984, "viewed": [ "114984" ], "context": "{\"articlekey\":114984,\"originalarticlekey\":\"114984\"}" }
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino
CPI do Crime Organizado
Garotinho acusa Castro e Bacellar de chefiar esquemas criminosos no RJ
REFORÇO DE CAIXA
Câmara vota corte de benefícios fiscais que pode render R$ 20 bi