Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Título Eleitoral
Congresso em Foco
3/1/2026 15:00
Ter o título de eleitor é condição básica para exercer o direito ao voto no Brasil. O documento permite a participação nas eleições e pode ser emitido tanto pela internet quanto presencialmente nos cartórios da Justiça Eleitoral.
Quem optar pelo atendimento online deve acessar o Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e escolher a opção "Tire seu título eleitoral". O sistema solicita o preenchimento de dados pessoais e o envio de documentos obrigatórios.
Entre os documentos exigidos estão:
Os arquivos devem ser enviados digitalizados ou fotografados. O sistema também exige o envio de uma selfie do solicitante segurando o documento de identificação ao lado do rosto, sem acessórios que dificultem o reconhecimento, como bonés, gorros ou óculos escuros.
Após o envio, o pedido passa por análise da Justiça Eleitoral. O andamento pode ser acompanhado pela opção "Acompanhar Requerimento", com uso do número de protocolo gerado no momento da solicitação. Caso seja necessário, o eleitor será convocado a comparecer ao cartório eleitoral para complementar o atendimento.
Se o pedido for aprovado e não houver pendências, o título poderá ser acessado em versão digital pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para celulares e tablets nas plataformas Android e iOS.
Mesmo pessoas com direitos políticos temporariamente suspensos, como em casos de condenação criminal, podem solicitar a emissão do título. Nesses casos, porém, o eleitor fica impedido de votar enquanto durar a suspensão.
Tags
Temas
LEIA MAIS
Eleições 2026
EX-PRESIDENTE PRESO
Após cirurgias, Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar ao STF
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Pagamentos INSS
INSS libera R$ 2,3 bilhões em atrasados para 152,3 mil segurados
PRESO COM SORTE
Com número 13, Bolsonaro e irmão fazem quadra na Mega da Virada
Correspondente Internacional
Relações Exteriores
Lula condena ofensiva dos EUA na Venezuela e retirada de Maduro