Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MANIFESTAÇÃO
Congresso em Foco
25/1/2026 | Atualizado às 14:31
Uma descarga elétrica atingiu, no início da tarde deste domingo (25), a estrutura montada na Praça do Cruzeiro, em Brasília, para o ato do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O raio caiu sobre um poste no local e provocou uma explosão, deixando manifestantes feridos em meio à tempestade que atingia a região central da capital federal.
Ao menos seis pessoas ficaram em estado grave e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros, sendo encaminhadas ao Hospital de Base e ao Hospital Regional da Asa Norte. Após o incidente, equipes de segurança orientaram os manifestantes a manter distância de grades metálicas e de outros objetos que possam atrair novas descargas elétricas, enquanto parte do público buscou abrigo em prédios próximos.
Atraso por mau tempo
O ato organizado para marcar a conclusão da caminhada de Nikolas Ferreira até Brasília acabou atrasado em mais de duas horas em razão do mau tempo. A manifestação estava prevista para começar às 12h, na Praça do Cruzeiro, próxima ao Memorial JK, mas as fortes chuvas que atingiram a cidade desde a manhã impediram o início no horário programado.
Nikolas havia chegado ao Distrito Federal no final da tarde de sábado, quando pernoitou no Park Way, região nobre nos arredores do Plano Piloto. Na manhã deste domingo, retomou a caminhada em direção à EPIA, rodovia que corta o oeste da cidade e dá acesso ao Eixo Monumental. O trajeto foi marcado por alagamentos em diversos pontos da pista, em meio à chuva intensa.
Segurança reforçada
Com a aproximação do movimento puxado por Nikolas, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o isolamento do Complexo Penitenciário da Papuda, onde Jair Bolsonaro está preso. Manifestações e protestos no local estão proibidos. Na decisão, o ministro citou o temor da repetição de ataques aos moldes dos de 8 de janeiro de 2023.
O Palácio do Planalto também adotou precauções, aumentando a equipe de segurança e instalando grades ao redor do local.
Reta final
A mobilização do deputado Nikolas Ferreira teve início na segunda-feira (19) em Paracatu, cidade mineira situada nas proximidades da divisa com Goiás, a cerca de 240 quilômetros até Brasília. O início do percurso foi divulgado pelo deputado por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, na segunda-feira (19).
Em carta aberta, o deputado afirmou que o ato "é uma etapa pela liberdade e pelo tratamento digno aos presos do dia 8 de janeiro, que foram submetidos a violações de direitos humanos e de garantias fundamentais", citando Jair Bolsonaro, Filipe Martins e outros como vítimas de supostos "abusos processuais".
Ao longo dos últimos dias, políticos e personalidades da direita brasileira se juntaram ao parlamentar mineiro em diferentes pontos do trajeto. Outros, como os governadores Tarcísio de Freitas e Romeu Zema, se pronunciaram em seu apoio, bem como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "showDelay": false, "articlekey": 115812, "viewed": [ "115812" ], "context": "{\"articlekey\":115812,\"originalarticlekey\":\"115812\"}" }