Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Relações Exteriores
Congresso em Foco
27/1/2026 16:26
Durante evento realizado em Israel nesta terça-feira (27), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de antissemitismo e criticou a postura do governo brasileiro em relação ao conflito entre Israel e o Hamas.
"Sob o governo do presidente Lula, a política brasileira sofreu uma profunda falha moral. Deixe-me ser bem claro: Lula é antissemita. Isso não é um slogan, não é um exagero. Isso se baseia em suas ideias, suas palavras e suas ações."
A declaração foi feita durante a Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo, realizada em Jerusalém.
O senador e pré-candidato à Presidência da República afirmou que Lula não teria prestado solidariedade às vítimas israelenses após o ataque do Hamas, em 7 de outubro de 2023, e que teria priorizado críticas ao governo de Israel.
"Após o massacre do Hamas em 7 de outubro, enquanto Israel ainda lamentava suas vítimas, Lula se apressou em acusar Israel. Quando os cidadãos brasileiros deixaram Gaza em novembro de 2023, Lula aproveitou o momento não para condenar o Hamas, mas para atacar Israel. Lula ultrapassou um limite moral ao comparar as ações de Israel ao Holocausto."
Prisão de Bolsonaro
O parlamentar também utilizou o discurso para comentar a situação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Flávio, o ex-chefe do Executivo estaria preso "por perseguição política, não por justiça".
Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022. Ele cumpre pena no 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha.
LEIA MAIS
Vai Corinthians
Em reunião da Copa, Lula pede que Ancelotti treine o Corinthians