Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. O campeão da polêmica

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

O campeão da polêmica

Congresso em Foco

27/7/2004 0:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Tarciso Nascimento


O deputado Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP) já quis tornar crime de contravenção o beijo lascivo entre pessoas do mesmo sexo. Como a proposta foi arquivada, ele agora quer punir quem paga por serviços sexuais. “Quem contrata uma prostituta também tem que responder legalmente. Este projeto é para contrabalançar a proposição do deputado Fernando Gabeira, que quer liberar a prostituição”, explicou Paulo Fernando, chefe de gabinete do deputado.

O deputado do Prona tem outras propostas. Ele quer a convocação, para o dia 8 de dezembro, de uma sessão solene para homenagear o seu time de futebol, o Botafogo Futebol Clube e Regatas.

O chefe de gabinete do parlamentar ressalta que, além do deputado, existem outros parlamentares que querem homenagear o clube carioca. “A Câmara já fez isso com o Vasco, Santos e Flamengo. Esta não seria a primeira vez que se faria algo do tipo”, lembra.

Outro projeto do deputado, o PL 1030/03, prevê pena de seis meses a dois anos para quem realizar tatuagens ou colocar adereços no corpo de criança ou adolescente sem autorização dos responsáveis.

“É preciso evitar essas aberrações que acontecem por aí. Furar a língua de uma criança é quase uma lesão corporal”, justifica o assessor.

Dia de tudo

No quesito criar dias para homenagear isso e aquilo, os deputados são imbatíveis. Existem propostas variadas. Algumas já rejeitadas e outras esperando apreciação. Propõem datas como o Dia da Baiana do Acarajé, do Sacerdote, da Cruz Vermelha Brasileira, da Ação Evangélica, da Gratidão, do Sono, da Esperança e por aí vai.

Lincoln Portela (PL-MG) justificou o porquê do dia do Sono. Ele afirma que os dias do Evangélico e da Baiana do Acarajé são específicos para determinados grupos. “O Dia do Sono todo mundo poderá comemorar e, além do mais, ele é ligado à saúde”, justifica. O deputado também queria instituir o Dia da Ação Evangélica (PL 5052/01).

O Dia da Baiana do Acarajé foi proposto pelo deputado Mário Negromonte (PP-BA). O chefe de gabinete dele, Fernando Barbosa, diz que a sugestão é uma homenagem à culinária da Bahia, de origem africana.

Já Paulo Fernando, chefe de gabinete do deputado Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP), afirma que não vê nada de mais em se instituir os dias da Gratidão, do Sacerdote, da Cruz Vermelha Brasileira e da Esperança.

“O dia da Esperança, por exemplo, é para que as pessoas possam refletir sobre o ano que passou” explica. A proposta já foi aprovada, por unanimidade, pela Comissão de Educação e Cultura e agora vai para a Comissão de Constituição, e Justiça e de Cidadania.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Tô nem aí

Lobby contra as comunitárias

Quem teve falta descontada

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES