Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. O PDT, do presidenciável Ciro Gomes, sai em defesa do voto impresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

O PDT, do presidenciável Ciro Gomes, sai em defesa do voto impresso

Congresso em Foco

28/5/2021 | Atualizado às 13:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Presidente do PDT, Carlos Lupi [fotografo] Alex Ferreira / Câmara dos Deputados [/fotografo]

Presidente do PDT, Carlos Lupi [fotografo] Alex Ferreira / Câmara dos Deputados [/fotografo]
O PDT decidiu se unir ao presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores na defesa pelo voto impresso. Em um vídeo publicado nas redes oficiais do partido, o comandante da sigla, Carlos Lupi, questionou a garantia de lisura do processo eleitoral brasileiro. Nas palavras dele: "sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera". Já tendo anunciado intensão de disputar as eleições de 2022 por mais de uma ocasião, Ciro Gomes, é integrante do PDT.  Ainda nas redes, Lupi disse entender que a pauta está alinhada a pessoas mais à direita, porém, isso não impede o PDT abraçar a causa. Para isso, usou o argumento de que defender a democracia é "salutar" e lembrou que há  25 anos, desde o surgimento da urna, o líder do partido, Leonel Brizola, apoiava a impressão do voto. "Quando tiver alguma desconfiança, alguma votação diferente de locais, você pode conferir esse voto", explica. "Esse é o segredo de toda a democracia no mundo! A possibilidade de recontagem", continuou.

"Sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera". Confira meu recado defendendo eleições honestas e verdadeiramente democráticas. #PDT pic.twitter.com/JViYVZJQZU

- Carlos Lupi 🇧🇷🌹 (@CarlosLupiPDT) May 27, 2021
Brizola defendeu a impressão do voto quando estava atrás da candidata do PT,  a atual deputada Benedita da Silva (PT-RJ), nas pesquisas do Instituto DataFolha ao governo do Rio de Janeiro. Em outubro de 2000, o pedetista chegou a afirmar que "manobras" estavam levando Benedita ao segundo turno. De acordo com matéria publicada na época pelo jornal Folha de S.Paulo, ele acusou o sistema de apuração eletrônica e falou a favor da volta da cédula de papel. "Perdemos o direito à recontagem". Ciro Gomes se posiciona Após críticas dos correligionários, Ciro Gomes decidiu se manifestar. Também por redes sociais, defendeu o retorno do uso de cédulas impressas no sistema eleitoral brasileiro, classificando como um "aperfeiçoamento da urna eletrônica".

Para ficar bem claro: o que Lupi defendeu, teoricamente, em uma entrevista, não foi a substituição do voto eletrônico por voto em papel. Mas o aperfeiçoamento da urna eletrônica, tornando-a capaz de gerar um canhoto impresso. (...)

- Ciro Gomes (@cirogomes) May 28, 2021
A Câmara dos Deputados instalou na último dia 13 uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. A presidência e a relatoria do colegiado são de aliados do presidente Jair Bolsonaro. Respectivamente, os deputados Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) e Filipe Barros (PSL-PR) estão à frente das articulações. O projeto é da principal bandeira da  presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputada Bia Kicis (PSL-DF) Na última pesquisa do DataFolha sobre as intenções de votos para o primeiro turno das eleições de 2022, publicada no dia 13 de maio, o ex-presidente Lula tinha 41% , à frente de Jair Bolsonaro que somou 23%. O ex-juiz Sergio Moro obteve 7% das intenções e  Ciro Gomes apenas 6%.   > Na Comissão do Voto Impresso, especialistas defendem sufrágio eletrônico
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pdt voto impresso Carlos Luipi Carlos Lupi (PDT) Comissão do voto Impresso

Temas

País

LEIA MAIS

País

Manifestantes invadem banco em São Paulo e pedem taxação dos ricos

Agricultura

FPA propõe Plano Safra previsível e cobra responsabilidade fiscal

REDES SOCIAIS

"Lotado" ou "flopou": o que a internet falou do ato de Bolsonaro em SP

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PREVIDÊNCIA

Lei que dispensa perícia para doentes sem cura entra em vigor

2

CRISE ENTRE PODERES

Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso

3

JORNADA DE TRABALHO

Deputados do PT propõem jornada semanal de 36h sem corte de salário

4

CRISE DO IOF

AGU recebe pareceres que reforçam legalidade de decretos sobre o IOF

5

LIBERDADE RELIGIOSA

Projeto na Câmara busca regulamentar gravação de cultos religiosos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES