Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/12/2007 | Atualizado às 14:49
O recém-eleito presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), destacou há pouco que a prioridade do seu mandato é “devolver ao Senado, perante o país, toda a credibilidade que conquistou”. “O Senado vai construir uma nova página na história do Brasil”, ressaltou.
O mandato de Garibaldi terá um pouco mais de um ano de duração, e terminará em fevereiro de 2009. A eleição de Garibaldi se deve à renúncia do então presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), absolvido na semana passada de ter usado “laranjas” para comprar empresas de comunicação em Alagoas.
“Estejam sempre atentos, estejam sempre vigilantes”, frisou o novo presidente do Congresso. O senador destacou que este é o “ponto culminante” de sua carreira política, que conta com mais de quatro décadas.
Garibaldi assegurou “lealdade” às bancadas, governistas e oposicionistas. “O instante é de enfrentar, com árdua luta, esse momento de trauma”. “Contem com esse presidente, que é colega de vocês”. O novo presidente do Senado fez questão de assinar a carta de compromisso apresentada ontem pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).
O documento pedia, em troca do apoio, a votação de vetos presidenciais; a criação de critérios matemáticos para a distribuição das relatorias nas comissões; o compromisso de que haverá renovação e transparência no Senado, e o estabelecimento de uma relação independente com o Palácio do Planalto. (leia mais)
O senador potiguar também fez questão de agradecer ao ex-presidente José Sarney (PMDB-AP); ao presidente do partido, Michel Temer (PMDB-SP); e citou o nome dos outros dois senadores pelo Rio Grande do Norte: José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM). (Rodolfo Torres)
Temas
PRESIDENTE NAS REDES
Lula lamenta morte de Cristina Buarque e celebra Páscoa e Calderano
TENTATIVA DE GOLPE
Barroso rebate críticas da Economist e defende atuação do STF