Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/12/2007 | Atualizado às 11:20
Será realizado hoje (16) o segundo turno das eleições internas que decidirão o novo presidente do PT. Disputam o posto os deputados Ricardo Berzoini e Jilmar Tatto, ambos de São Paulo. Na votação do primeiro turno, Berzoini, que tenta a reeleição, venceu com mais da metade dos votos em relação a Tatto (43,42% contra 20,25% dos votos apurados). Berzoini concorre pela chapa “Construindo um Novo Brasil”, e Tatto pela chapa “Partido é Pra Lutar”.
Matéria do jornal Folha de S.Paulo informa que quem vencer a disputa do segundo turno terá de buscar o entendimento com o Diretório e a Executiva nacionais da legenda. Ou seja, nem Berzoini nem Tatto terão a hegemonia que o ex-ministro José Dirceu, amparado no extinto Campo Majoritário, exercia dentro do partido.
Já a matéria do Correio Braziliense sobre as eleições petistas mostram que a disputa comando regional do partido é um espelho da escolha do presidente nacional: militantes petistas do Distrito Federal decidirão entre o atual presidente, Chico Vigilante, que é aliado de Ricardo Berzoini, e Lenildo Moraes, que apóia a candidatura de Jilmar Tatto. Segundo a matéria, os vencedores em nível nacional e distrital terão como difícil tarefa a unificação da legenda, abalada desde os conturbados processos de apuração de votos do primeiro turno, marcado por confrontos.
Ricardo Berzoini votará em Brasília, na sede do Diretório Nacional, numa urna montada para petistas de outros estados residentes na cidade. Já Jilmar Tatto votará na Vila São José, zona sul de São Paulo. O Diretório Nacional do PT prevê que o resultado seja anunciado na noite desta segunda-feira (17). A posse do novo presidente do partido será nos dias 25 e 26 de janeiro, em Brasília. (Fábio Góis)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação