Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pesquisa CNT: rejeição a Bolsonaro volta a crescer e ultrapassa os 55%

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

Pesquisa CNT: rejeição a Bolsonaro volta a crescer e ultrapassa os 55%

Pesquisa realizada pela CNT aponta que o ex-presidente Lula tem 43,4% das intenções de voto, contra 34,8% do presidente Jair Bolsonaro.

Congresso em Foco

16/9/2022 | Atualizado às 14:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta sexta-feira (16), apresenta um nível de rejeição elevado. Todos os candidatos mais citados na pergunta estimulada apresentam  níveis de rejeição elevados, superiores a 40%. Jair Bolsonaro (PL) lidera, e 55,4% dos entrevistados afirmaram que "não votariam" no presidente. Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo lugar, com 50,1% de rejeição. Em dezembro do ano passado, a rejeição ao atual presidente, conforme o instituto, havia chegado a 59%, começando a cair posteriormente. Ainda de acordo com o levantamento, 46,3% dos eleitores entrevistados rejeitam a hipótese de votar em Lula (PT); enquanto 44,7% não votaria em Simone Tebet (MDB). Confira a íntegra da pesquisa: "O potencial de voto permanece estagnado para os principais concorrentes, com manutenção de elevados níveis de rejeição, sugerindo que teremos, em um eventual segundo turno, a definição do vencedor como sendo o menos rejeitado. Assim, o eleitor poderá considerar o veto mais importante do que o voto. Observando-se apenas a rejeição, Jair Bolsonaro aparece com 9 pontos percentuais acima de Lula", observou o diretor do Instituto MDA, Marcelo Souza.

Intenções e pontencial de voto

Em relação às intenções de voto da pesquisa ex-presidente Lula tem 43,4% das intenções de voto para a eleição à presidência da República. Em busca da reeleição, Bolsonaro soma 34,8% dos votos. Ambos cresceram apenas um ponto percentual, em comparação com a pesquisa anterior, mantendo a distância entre os dois candidatos em torno de nove pontos. Ciro Gomes registrou 5,6% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), 4,7%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos. Os demais candidatos obtiveram menos de 1% das respostas. Votos brancos e nulos são 4,1%; já indecisos somam 6% dos entrevistados. [caption id="attachment_551418" align="aligncenter" width="892"]Ex-presidente Lula (PT) tem a maior intenção de votos entre os presidenciáveis. Foto: Pesquisa CNT Ex-presidente Lula (PT) tem a maior intenção de votos entre os presidenciáveis. Foto: Pesquisa CNT[/caption]   Em contrapartida, 38,7% dos entrevistados "votariam com certeza" em Lula, contra 31,5% que estão certos de votar em Bolsonaro. Ciro tem 4,1%; e Tebet, 3,3%. Segundo o levantamento, 26,3% dos eleitores não conhecem a senadora. [caption id="attachment_551419" align="aligncenter" width="892"] Presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a maior rejeição entre os presidenciáveis. Foto: Pesquisa CNT[/caption]  

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula tem 49,4% das intenções de voto, contra 34,3% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos são 8,5%; já indecisos somam 2,8% dos entrevistados. O petista também ganha de Ciro Gomes (47,5% x 30,9%) e de Simone Tebet (49,1% x 28,7%). Na simulação, Bolsonaro está tecnicamente empatado com Ciro (40,1% x 41,9%) e com Tebet (41% x 38,8%). A pesquisa foi realizada de maneira presencial, entre os dias 12 e 14 de setembro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas das cinco regiões do país. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR 06984/2022.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula pesquisa Jair Bolsonaro ciro gomes simone tebet Pesquisa CNT eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

Relações comerciais

Lula defende moeda do Brics e critica dependência do dólar

RELAÇÕES EXTERIORES

"A gente vai continuar teimando em negociação" com os EUA, diz Lula

Taxação

Tarifaço não elevará dívida pública ou inflação, garante Tebet

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

4

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

5

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES