Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dornelles manda Mantega ler a Constituição

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dornelles manda Mantega ler a Constituição

Congresso em Foco

13/12/2007 | Atualizado 14/12/2007 às 8:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Um dos vice-líderes do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), criticou duramente a declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o Executivo vai pedir ao Congresso a devolução da proposta orçamentária por causa da rejeição da proposta que prorrogava a CPMF.

"As atividades orçamentárias ficam suspensas. Provavelmente vamos retirar o Orçamento para ajustá-lo e vamos mandar uma outra mensagem para o Congresso”, declarou o ministro em entrevista coletiva no início da tarde (leia mais).

"O senhor leia a Constituição, porque não pode retirar o orçamento do Congresso", disse Dornelles, ex-ministro da Fazenda, da Indústria e Comércio e do Trabalho, em aparte ao discurso do senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo ele, os parlamentares têm condições de ajustar a proposta orçamentária, "em seis dias", para reparar os R$ 40 bilhões que o governo vai deixar de arrecadar no próximo ano com a extinção da CPMF a partir do dia 31 de dezembro.

"O Legislativo terá de fazer os ajustes. O Executivo não pode achar que o orçamento é só dele", reclamou Dornelles, visivelmente irritado. "Tenho certeza de que o senador José Maranhão [presidente da Comissão Mista de Orçamento] não vai permitir isso", acrescentou.

Mas não foi apenas quem votou a favor da prorrogação da contribuição, como o senador fluminense, que demonstrou contrariedade às declarações do ministro da Fazenda. Um dos principais críticos do governo Lula, o senador Mão Santa (PMDB-PI) foi curto e grosso ao se referir a Mantega. "Vai criar vergonha na cara, aloprado Guido Mantega!", disse, logo após Dornelles, aos gritos. (Edson Sardinha)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Mantega: "Metas fiscais para 2008 serão mantidas"

Orçamento deve ser votado apenas em 2008

Mudanças no Orçamento podem ser feitas na comissão

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES