Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PDT oficializa pré-candidatura de Ciro Gomes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

PDT oficializa pré-candidatura de Ciro Gomes

Evento em Brasília apresenta Ciro Gomes como nome do partido; em discurso, ele buscou se apresentar como opção distante de Lula e Bolsonaro.

Congresso em Foco

21/1/2022 | Atualizado às 19:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ciro Gomes. Foto: PDT Nacional via Flickr

Ciro Gomes. Foto: PDT Nacional via Flickr
O PDT oficializou na tarde deste sexta-feira (21) a pré-candidatura de Ciro Gomes, em Brasília. O lançamento do nome do ex-governador do Ceará acontece em meio a desconfianças de membros do partido sobre o peso da candidatura própria e acenos para uma aliança com partidos de esquerda. Em discurso, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ligou a imagem do Ciro a de um rebelde, que segundo ele, irá resgatar a esperança do Brasil. "Ciro traz a esperança de que as coisas podem ser diferentes, de que vamos sair dessa que é a maior crise social, política, econômica e moral dos últimos tempos", disse Lupi. Veja o primeiro vídeo da campanha de Ciro: O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. A fala de Gomes foi centrada no resgate econômico do país, críticas ao atual governo de Jair Bolsonaro e aceno a diversidade. O jingle da campanha do pedetista foi inspirado na canção de Belchior, seu conterrâneo, "sujeito de sorte". "Quero ajudar libertar o Brasil das garras do ódio e da mediocridade paralisante. Ajudar o Brasil a retomar seu destino e colocá-lo no centro das decisões mundiais. Quero ser o presidente da Rebeldia da Esperança.", disse. Em discurso, o pré-candidato falou na taxação de grandes fortunas, prometeu acabar com o teto de gastos e por fim na reforma trabalhista aprovada no governo de Michel Temer. Seu plano prevê a criação de cinco milhões de vagas nos primeiros dois anos de governo. A campanha do pedetista é focado na "rebeldia" e pretende explorar o que, em outros momentos, foi visto como uma fragilidade: o seu temperamento explosivo, que passaria a ser interpretado agora mais como forte franqueza no trato das questões do país. Leia a íntegra do discurso de Ciro: As propostas de Ciro Gomes  O pedetista manteve o discurso focado na reestruturação da economia do país. Em discurso, o pré-candidato falou na taxação de grandes fortunas, prometeu acabar com o teto de gastos e por fim na reforma trabalhista aprovada no governo de Michel Temer. A campanha é focada na "rebeldia" e pretende explorar o que, em outros momentos, foi visto como uma fragilidade: o seu temperamento explosivo, que passaria a ser interpretado agora mais como forte franqueza no trato das questões do país. Veja o que Ciro Gomes propôs no lançamento da pré-candidatura:
  • Reduzir os incentivos fiscais
  • Ampliar as vagas de emprego e gerar 5 milhões de trabalhos formais em dois anos
  • Por fim na política de paridade de preços internacionais na Petrobras
  • Desconto de 50% no valor do gás de cozinha para famílias que recebem até três salários mínimos
  • Financiamento de até 36x de smartphones às pessoas de baixa renda
  • Resolver o endividamento de 60 milhões de brasileiros no Serasa e SPC
"Cedo demais" para falar em vice Questionado sobre as possíveis conversa para quem deverá assumir uma vice-liderança em sua chapa, Ciro Gomes afirma que ainda é "cedo demais" para estipular um nome.  Segundo ele, o primeiro passo, lançar-se candidato é o que deve importar no momento. Aliados de Ciro e do PDT, trabalham para que o nome escolhido seja o de Marina Silva (Rede), ex-ministra do Meio Ambiente.  O evento contou a participação de poucas pessoas. Pelo avanço da covid-19, apenas 30 dirigentes do partido estiveram presentes na cerimônia, entre eles, o irmão de Ciro, senador Cid Gomes (PDT-CE), deputado Mário Heringer (PDT-MG), ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e outros aliados. O partidário, recebeu 13% dos votos nas eleições de 2018 e ficou em terceiro lugar na corrida presidencial. Hoje, as pesquisas apontam para a intenção de voto em 5%. Esta será a quarta vez que o pedetista concorrerá ao Planalto. > Ajude-nos a fazer um Congresso em Foco melhor pra você
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

ciro gomes pdt cid gomes Carlos Lupi mario heringer Roberto Cláudio eleições 2022

Temas

País Notícia Eleições

LEIA MAIS

Sanção internacional

Associação Brasileira de Imprensa manifesta apoio a Moraes após sanção

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Ato pró-Bolsonaro

Com parlamentares e apoiadores, Bolsonaro participa de motociata

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES