Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Barros entra com processo contra Renan por acusações em relatório da ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI DA COVID

Barros entra com processo contra Renan por acusações em relatório da CPI

Congresso em Foco

26/10/2021 10:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do governo, Ricardo Barros, articulou a entrada na pauta da Câmara do projeto que visa autorizar exploração mineral em terras indígenas. Foto: Jefferson Rudy/Ag. Senado.

O líder do governo, Ricardo Barros, articulou a entrada na pauta da Câmara do projeto que visa autorizar exploração mineral em terras indígenas. Foto: Jefferson Rudy/Ag. Senado.
O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), entrou nesta terça-feira (26) com processo contra o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), por abuso de autoridade e denunciação caluniosa. Em seu relatório final, Renan imputa a Barros quatro delitos: incitação ao crime, advocacia administrativa, formação de organização criminosa e improbidade administrativa. Os crimes atribuídos ao deputado dizem respeito à sua eventual participação nas negociações da vacina indiana Covaxin, alvo de uma série de denúncias. Segundo Barros, as acusações feitas contra ele não têm "qualquer lastro nas provas produzidas durante o inquérito parlamentar". "Imputou falsamente crimes ao noticiante para satisfazer interesse político de atacar e desgastar o governo, atuando de forma flagrantemente parcial", alega o líder do governo na notícia-crime. O deputado alega que a CPI se afastou do dever de investigar e relatar os fatos apurados com base nas provas produzidas com a finalidade específica de prejudicá-lo. "Estou processando o relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros, por abuso de autoridade e denunciação caluniosa. A investigação comprovou que não participei do caso Covaxin e ele insiste na denúncia. Pedi ao PGR, Aras, as providências", escreveu o deputado nas redes sociais. Em depoimento à CPI da Covid, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) disse que o presidente Jair Bolsonaro atribuiu a Barros responsabilidade pelos fatos denunciados por ele relacionados às negociações da Covaxin. Barros afirma que todos os depoentes que, de acordo com a cúpula da CPI, teriam envolvimento com ele negaram qualquer ligação. "Desde então, os senadores de oposição ao governo integrantes da CPI - com especial destaque para o senador Renan Calheiros - passaram a alimentar inúmeras acusações, especulações e ilações contra o noticiante, com o notório propósito de desgastá-lo (bem como desgastar o governo) perante a opinião pública." Ainda na notícia-crime, o líder do governo diz que os depoimentos e as quebras de sigilo telefônico, bancário, fiscal e telemático dele e de suas empresas "apontaram cabalmente para a falsidade e improcedência de todas as acusações" lançadas contra ele. O relatório da CPI da Covid será votado nesta terça-feira (26). Luis Miranda liga Ricardo Barros e Bolsonaro a esquema de vacinas
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Renan Calheiros Ricardo Barros Luís Miranda covaxin CPI da covid

Temas

Corrupção Congresso Notícia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta repudia sanção dos Estados Unidos a Alexandre de Moraes

RELAÇÕES EXTERIORES

Eduardo Bolsonaro agradece a Donald Trump por sanções a Moraes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

OSCAR DA POLÍTICA

Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

Tarifaço

Veja os produtos perecíveis mais afetados por tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES