Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Negar a realidade não ajuda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Negar a realidade não ajuda

Congresso em Foco

9/8/2021 | Atualizado 10/10/2021 às 17:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[fotografo] Pixaby [/fotografo]

[fotografo] Pixaby [/fotografo]
Marcelo Ramos* Num país que tem mais 14,8 milhões de desempregados, 800 mil microempresas fechadas e inflação em alta só poderia ter como resultado a fome. Já são 19 milhões os brasileiros e brasileiras em situação de fome. Estes números não são só efeito da pandemia, que vinham numa crescente antes da crise da Covid. São reflexo do esvaziamento de programas de estímulo à agricultura familiar e de combate à fome, além da defasagem na cobertura e nos valores do Bolsa Família. E não há negacionismo capaz camuflar a verdade. Basta olhar as ruas das capitais onde o número de sem-teto e de pessoas buscando alimentos no lixo saltam aos olhos. Mais novo negacionista, o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou a metodologia de cálculo do IBGE, numa tentativa de negar o recorde do desemprego. Paulo Guedes deveria saber que criticar o "termômetro" não contribui para baixar a febre. Desemprego se combate com políticas de incentivo ao setor produtivo e programas de qualificação profissional para os mais vulneváveis. Justamente o inverso do que faz Guedes. Pesquisa recente revela que de cada R$ 100,00 do orçamento das famílias brasileiras, sobram apenas R$ 41,22 para consumir e pagar dívidas. Desde 2005 as famílias não viviam com orçamento tão apertado, pressionado pela alta dos preços dos alimentos, dos combustíveis e da energia elétrica. Neste país real, 1% da população mais rica do Brasil detém quase a metade da riqueza nacional (49,6%), apontou o relatório da Riqueza Global, do banco Credit Suisse. Seja por negacionismo, atraso na vacinação ou suposta corrupção na compra de vacinas, o fato é que a pandemia segue esticada por mais tempo, levando parentes, amigos e postos de trabalho, aprofundando mais a nossa desigualdade. Brigar com a realidade não nos tirará da posição de segundo país com pior distribuição de renda do planeta.
*Marcelo Ramos é deputado do PL-AM e vice-presidente da Câmara.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected]. > Leia mais textos do autor.  
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

inflação Bolsa Família desempregados Marcelo Ramos

Temas

Fórum Colunistas

LEIA MAIS

Educação

Comissão aprova correção anual do orçamento das universidades federais

Economia brasileira

Inflação recua pela 14ª semana e mercado financeiro projeta PIB menor

Inflação

IPCA-15 registra primeira queda em 2 anos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Faria Lima

Banco Genial e seus gestores não são investigados na Carbono Oculto

2

Senado Federal

Tagliaferro culpa Moraes após queda de seu canal durante audiência

3

Senado

Em oitiva de Tagliaferro, Damares pede suspensão de julgamento no STF

4

Julgamento do golpe

Dia 1: 1ª Turma do STF julga Bolsonaro e aliados por golpe de Estado

5

SENADO

Ex-assessor acusa Moraes de fraude em operação contra empresários

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES