Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Após Doria tentar presidir PSDB, Leite diz que sigla não depende de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Após Doria tentar presidir PSDB, Leite diz que sigla não depende de uma pessoa

Congresso em Foco

10/2/2021 11:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ex-governador Eduardo Leite diz que está centrando esforços no Rio Grande do Sul. Agência Brasil [/fotografo]

O ex-governador Eduardo Leite diz que está centrando esforços no Rio Grande do Sul. Agência Brasil [/fotografo]
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comentou em entrevista ao Congresso em Foco as recentes articulações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para tentar presidir o partido e expulsar Aécio Neves da legenda. "As decisões sobre condução e rumos do partido não dependem de uma pessoa, mas de articulação e debate interno", afirmou. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. Leite classificou como "precipitado" comentar sobre as eleições presidenciais de 2022, mas não descartou disputar com Doria a indicação do PSDB para ser candidato. Embora não fale tão abertamente sobre a candidatura presidencial como Doria, Leite nunca negou a possibilidade de tentar ser candidato e tem dito que não vai disputar a reeleição ao governo do Rio Grande do Sul. O nome do gaúcho tem sido citado dentro do PSDB como possibilidade para a candidatura ao Planalto, inclusive pelo presidente do partido, Bruno Araújo. >Doria quer presidência do PSDB e saída de Aécio Neves do partido
O governador confirmou que vai se reunir na quinta-feira (11) com deputados tucanos e que a divisão no partido será debatida. 
"Em princípio seria uma reunião para apresentação das nossas ações, mostrar o que estamos fazendo no Rio Grande do Sul e, naturalmente, tratar de pautas de interesse dos estados, do Brasil e do futuro. Claro que os últimos movimentos no partido devem constar do cardápio, imagino", afirmou o tucano.
O posicionamento de Doria de tentar expulsar Aécio e presidir a legenda acontece depois de o PSDB ter se dividido na disputa pelo comando da Câmara entre Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Arthur Lira (PP-AL), vencedor do pleito e candidato do presidente Jair Bolsonaro.
O PSDB entrou oficialmente no bloco de Baleia, mas mais da metade dos deputados tucanos ficou com Lira. A vitória de Baleia era desejada por Doria, que queria uma aliança na eleição de 2022 com MDB e DEM.
Aécio é aliado de Arthur Lira e faz parte da ala do PSDB que defende uma aproximação maior com o governo. Apesar disso, o mineiro também é próximo de Rodrigo Maia e trabalhou no dia 1º de fevereiro, data da eleição para a presidência da Câmara, para que o partido ficasse oficialmente no bloco de Baleia. A pressão para que o PSDB liberasse a bancada se intensificou após o DEM desembarcar do bloco de Baleia e decidir não entrar em nenhum. O PSDB estava dividido entre Baleia e Lira, mas, diferentemente do que acontece no DEM, o apoio tucano ao líder do Centrão não é tão público e muitos deputados do PSDB que apoiavam Lira não estavam dispostos a assinar uma lista expondo o voto no candidato. > Ala do PSDB tenta fortalecer Eduardo Leite para barrar Doria em 2022
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PSDB Aécio Neves Bruno Araújo Rodrigo Maia Eduardo Leite arthur lira João Doria

Temas

País

LEIA MAIS

Alvo da PF

Em carta, Tarcísio diz que nunca faltou coragem a Jair Bolsonaro

Câmara dos Deputados

Isenção do IR: deputados do PL tentaram tirar imposto para renda alta

REFORMA DO IR

Comissão especial aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 7,3 mil

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUDICIÁRIO

Decisão de Moraes cita 11 postagens de Eduardo Bolsonaro nas redes

2

PEDIDO ATENDIDO

Prêmio Congresso em Foco prorroga votação e lança voto por WhatsApp

3

JUDICIÁRIO

1ª Turma do STF tem maioria para manter restrições a Bolsonaro

4

STF

Moraes cita Abe Lincoln e Machado de Assis em decisão contra Bolsonaro

5

Emendas parlamentares

Entidade recebeu R$ 53 milhões em emendas para ensinar jogos online

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES