Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CNT/Sensus: Lula continua ganhando no 1º turno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CNT/Sensus: Lula continua ganhando no 1º turno

Congresso em Foco

26/9/2006 | Atualizado às 13:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A cinco dias das eleições, o presidente Lula mantém o favoritismo e pode vencer o pleito ainda no primeiro turno. Pesquisa do instituto Sensus, realizada entre os dias 22 e 24 deste mês, revela que o candidato petista tem, agora, 51,1% das intenções de voto, contra 35,5% da soma dos índices de votos dos outros candidatos. Apesar do favoritismo, Lula oscilou 0,3 ponto percentual para baixo.

Já o ex-governador de São Paulo e candidato pelo PSDB, Geraldo Alckmin, foi a 27,5%, ganhando 7,9 pontos percentuais. De acordo com a sondagem, a diferença entre os candidatos chegou a 23,6 pontos percentuais. Em comparação com o último levantamento, Lula se mantém estável, quando obteve 51,4%. Na época, Alckmin teve 19,6%.

Na terceira posição, aparece a candidata Heloísa Helena (Psol) com 5,7%. O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT) tem 1,6% da preferência do eleitorado. Os candidatos Ana Maria Rangel (0,6%) , Eymael (0,1%), Rui Costa (0,1%) e Luciano Bivar (0,1%)  não chegaram a 1%. Indecisos e votos brancos e nulos chegam a 13,5%.

Se somados os votos válidos (descontados nulos, brancos e indecisos), a vantagem de Lula sobre os demais candidatos é de nove pontos percentuais. Neste caso, Lula tem 59%  e  Alckmin, 31,8%.  Heloísa Helena vem com 6,6% e Cristovam com 1,6%. Pode-se afirmar que Lula está próximo do percentual de votos que obteve no segundo turno da eleição de 2002, quando foi a 61,3%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula bateria Alckmin com mais de 20 pontos de folga. O petista aparece com 55,6% e Alckmin com 33,7% das intenções de voto. A porcentagem de indecisos, de votos nulos e brancos chega a 10,8%.

Dossiê

Na sondagem, os entrevistadores também perguntavam  aos eleitores se eles tinham conhecimento do caso do dossiê contra políticos tucanos e se isso mudaria a intenção de voto para presidente da República. Segundo a pesquisa, 59,1% tiveram conhecimento do caso. Desses, 3,2% não devem mais votar em Lula por causa do escândalo. Sobre o envolvimento de assessores do presidente, 26,1% atribuem a negociação a assessores do presidente e 13,6% ao PT. Somente 17% atribuem a Lula a responsabilidade pelo episódio

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Reportagem

LEIA MAIS

TO: Marcelo Miranda segue à frente de Siqueira Campos

Oposição deve pedir quebra de sigilo de Freud

TSE autoriza candidatura de Wellington Fagundes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES