Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CNT/Sensus: Lula continua ganhando no 1º turno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CNT/Sensus: Lula continua ganhando no 1º turno

Congresso em Foco

26/9/2006 | Atualizado às 13:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A cinco dias das eleições, o presidente Lula mantém o favoritismo e pode vencer o pleito ainda no primeiro turno. Pesquisa do instituto Sensus, realizada entre os dias 22 e 24 deste mês, revela que o candidato petista tem, agora, 51,1% das intenções de voto, contra 35,5% da soma dos índices de votos dos outros candidatos. Apesar do favoritismo, Lula oscilou 0,3 ponto percentual para baixo.

Já o ex-governador de São Paulo e candidato pelo PSDB, Geraldo Alckmin, foi a 27,5%, ganhando 7,9 pontos percentuais. De acordo com a sondagem, a diferença entre os candidatos chegou a 23,6 pontos percentuais. Em comparação com o último levantamento, Lula se mantém estável, quando obteve 51,4%. Na época, Alckmin teve 19,6%.

Na terceira posição, aparece a candidata Heloísa Helena (Psol) com 5,7%. O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT) tem 1,6% da preferência do eleitorado. Os candidatos Ana Maria Rangel (0,6%) , Eymael (0,1%), Rui Costa (0,1%) e Luciano Bivar (0,1%)  não chegaram a 1%. Indecisos e votos brancos e nulos chegam a 13,5%.

Se somados os votos válidos (descontados nulos, brancos e indecisos), a vantagem de Lula sobre os demais candidatos é de nove pontos percentuais. Neste caso, Lula tem 59%  e  Alckmin, 31,8%.  Heloísa Helena vem com 6,6% e Cristovam com 1,6%. Pode-se afirmar que Lula está próximo do percentual de votos que obteve no segundo turno da eleição de 2002, quando foi a 61,3%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula bateria Alckmin com mais de 20 pontos de folga. O petista aparece com 55,6% e Alckmin com 33,7% das intenções de voto. A porcentagem de indecisos, de votos nulos e brancos chega a 10,8%.

Dossiê

Na sondagem, os entrevistadores também perguntavam  aos eleitores se eles tinham conhecimento do caso do dossiê contra políticos tucanos e se isso mudaria a intenção de voto para presidente da República. Segundo a pesquisa, 59,1% tiveram conhecimento do caso. Desses, 3,2% não devem mais votar em Lula por causa do escândalo. Sobre o envolvimento de assessores do presidente, 26,1% atribuem a negociação a assessores do presidente e 13,6% ao PT. Somente 17% atribuem a Lula a responsabilidade pelo episódio

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Reportagem

LEIA MAIS

TO: Marcelo Miranda segue à frente de Siqueira Campos

Oposição deve pedir quebra de sigilo de Freud

TSE autoriza candidatura de Wellington Fagundes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES