Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Jean Paul Prates
7/8/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:03
Há mais de seis anos, os 24 mil habitantes de São Miguel, no Rio Grande do Norte, labutavam com falta d'água no município.
O reservatório Bonito II, que deveria abastecer a cidade, não vinha recebendo recarga hídrica. Imaginem o que é a vida de uma população sem água.
Partiu do meu mandato a iniciativa de reunir a comunidade de São Miguel com os órgãos estaduais responsáveis pelo abastecimento para buscar uma solução de curto prazo para aquela situação.
Foram mais de 10 reuniões envolvendo moradores, entidades locais, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e órgãos ligados à questão.
O resultado foi uma obra entregue agora, em 18 de julho, que custou apenas três milhões de reais, trazendo água do Açude de Pau dos Ferros para o Reservatório Bonito II.
Foi consensuado que a prioridade do abastecimento para atender o consumo humano e a dessedentação animal e, ainda, a agricultura familiar.
Tudo isso vai ser acompanhado por representantes da comunidade e dos órgãos estaduais, organizados em uma comissão.
Claro que a solução só foi possível porque nossa companhia de água e saneamento, a Caern, é uma empresa pública, que funciona com a lógica de prestar o serviço a quem precisa, e não apenas a quem pode pagar.
Mas foi a política a ferramenta usada para resolver o problema. Havia uma demanda urgente da população, havia capacidade técnica dos órgãos públicos. Mas foi a política que fez a liga desses elementos.
Quando a comunidade de São Miguel se mobilizou para debater e cobrar soluções, estava fazendo política. Meu mandato contribuiu reunindo os diversos atores, mediando interesses e viabilizando uma solução de consenso.
Isso é política, boa política, essencial à vida em sociedade. A pior forma de se "fazer política" é própria daquele ou daquela que fala com "convicção" que detesta a política. Esse comportamento só promove o caos social, já que a luta pela democracia é que promove energia social positiva capaz de mover o país em direção a um futuro melhor.
> Leia outros textos do autor.

Temas
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ