Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Jean Paul Prates
7/8/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:03
Há mais de seis anos, os 24 mil habitantes de São Miguel, no Rio Grande do Norte, labutavam com falta d'água no município.
O reservatório Bonito II, que deveria abastecer a cidade, não vinha recebendo recarga hídrica. Imaginem o que é a vida de uma população sem água.
Partiu do meu mandato a iniciativa de reunir a comunidade de São Miguel com os órgãos estaduais responsáveis pelo abastecimento para buscar uma solução de curto prazo para aquela situação.
Foram mais de 10 reuniões envolvendo moradores, entidades locais, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e órgãos ligados à questão.
O resultado foi uma obra entregue agora, em 18 de julho, que custou apenas três milhões de reais, trazendo água do Açude de Pau dos Ferros para o Reservatório Bonito II.
Foi consensuado que a prioridade do abastecimento para atender o consumo humano e a dessedentação animal e, ainda, a agricultura familiar.
Tudo isso vai ser acompanhado por representantes da comunidade e dos órgãos estaduais, organizados em uma comissão.
Claro que a solução só foi possível porque nossa companhia de água e saneamento, a Caern, é uma empresa pública, que funciona com a lógica de prestar o serviço a quem precisa, e não apenas a quem pode pagar.
Mas foi a política a ferramenta usada para resolver o problema. Havia uma demanda urgente da população, havia capacidade técnica dos órgãos públicos. Mas foi a política que fez a liga desses elementos.
Quando a comunidade de São Miguel se mobilizou para debater e cobrar soluções, estava fazendo política. Meu mandato contribuiu reunindo os diversos atores, mediando interesses e viabilizando uma solução de consenso.
Isso é política, boa política, essencial à vida em sociedade. A pior forma de se "fazer política" é própria daquele ou daquela que fala com "convicção" que detesta a política. Esse comportamento só promove o caos social, já que a luta pela democracia é que promove energia social positiva capaz de mover o país em direção a um futuro melhor.
> Leia outros textos do autor.

Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil