Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Patrícia Martins
11/2/2020 | Atualizado às 22:04
O ex-presidente do órgão também cita a abrangência do uso do medicamento em outros áreas da saúde. " O uso terapêutico para a medicina veterinária -coisa que a Anvisa não tem competência- e a cosmetologia da cannabis que é inofensiva e tem um mercado cada vez mais emergencial de geração de emprego e renda", explicou.
Sobre o que já foi regulamentado pela Anvisa, Dib acredita que já foi um "grande passo". "Eu acho que demos um grande passo. A partir do próximo mês nós vamos poder comercializar, importar, produzir e embalar medicamentos à base de cannabis, tanto com CBD e THC", afirma.
No entanto, ele alerta para os prejuízos no país por não ter ainda uma regulamentação do plantio em solo brasileiro. "O grande prejuízo foi para a academia e ciência brasileira porque não tendo o cultivo a pesquisa no brasil tende a zerar, porque têm cada vez menos recurso para a pesquisa no Brasil e com o volume de importação tão alto e tão caro vai ficar ainda mais difícil enfrentar a pesquisa feita fora do país", conclui.
Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que estava presidindo a reunião, a regulamentação foi muito aquém do que a Anvisa poderia fazer. "Percebemos que aquele debate foi mais ideológico do que científico e técnico do que deveria acontecer em um órgão como a Anvisa". Ele também defende que os medicamentos à base de cannabis possam ser produzidos e exportados pelo Brasil.
Segundo o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), um dos parlamentares a pedir que o debate sobre o tema seja realizado, "pacientes que sofrem de diversas doenças podem ser beneficiados com a mudança na regras, entre eles os que têm esclerose múltipla, autismo e dores crônicas oncológicas".
* Com informações da Agência Câmara de Notícias
> Aécio recebeu R$ 20 milhões em propina, diz Eike Batista em tentativa de delação

Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas