Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Discussão também no Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Discussão também no Senado

Congresso em Foco

11/7/2005 20:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Antonio Vital


No Senado existem quatro propostas de emenda constitucional para reduzir o período de recesso parlamentar. As proposições, porém, estão paradas há quase dois anos na Comissão de Constituição e Justiça da casa.

As emendas foram apresentadas pelo ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e pelos senadores Paulo Hartung (PSB-ES), Maguito Vilela (PMDB-GO) e Carlos Patrocínio (PTB-TO).

A proposta de Patrocínio prevê que o Congresso Nacional deverá se reunir, anualmente, no período de 20 de janeiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. Apesar de manter o recesso de um mês em julho, o senador petebista propõe a diminuição do recesso de final de ano de 60 para 30 dias, fixando-o de 20 de dezembro a 20 de janeiro.

"Essas propostas vêm ao encontro do anseio da sociedade no sentido de diminuir o recesso parlamentar, evitar pagamentos extras e, sobretudo, convocações extraordinárias freqüentes por parte do presidente da República", afirmou Patrocínio, ao defender a emenda, em plenário, em agosto de 2002.

Tanto a emenda de Patrocínio como as três PECs divergem quanto ao período de recesso. A proposta de Jader Barbalho estabelece que as sessões legislativas deverão ocorrer de 5 de janeiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro, restringindo a folga dos parlamentares ao mês de julho e ao período entre 21 de dezembro e 4 de janeiro.

Já a proposta de Hartung fixa o período de recesso anual de 21 de dezembro a 1º de janeiro, prevendo também a concessão de férias coletivas aos parlamentares dentro do calendário de funcionamento do Congresso, que deverá se reunir de 2 de janeiro a 20 de dezembro.

A proposta de Maguito, por sua vez, acaba com o recesso de julho e reduz de 60 para 30 dias o recesso do final de ano. Dessa forma, os trabalhos legislativos seriam realizados de 15 de janeiro a 15 de dezembro.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), anunciou que também vai fazer proposta semelhante, mas por meio de projeto de resolução - e não por emenda constitucional.

O senador quer reduzir de 30 para 15 dias o recesso de julho e de 60 para 30 dias o recesso do final ao início de ano, que passaria, pelo seu projeto, de 15 de dezembro a 15 de fevereiro, para 20 de dezembro a 20 de janeiro.

O líder do PSDB decidiu apresentar a proposta depois do resultado da última convocação extraordinária, que ele considerou "pífio".

Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) defende o fim de outro hábito antigo do Congresso: o de se votar projetos apenas três dias por semana. "Os parlamentares tinham que ficar em Brasília, trabalhando, até que a pauta fosse totalmente votada", disse.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Reportagem

LEIA MAIS

Compromisso assumido

Fim de privilégios ganha adeptos

Comandante acalma os ânimos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES