Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/8/2009 22:59
Rodolfo Torres
Governo e aposentados chegaram há pouco a um acordo sobre o reajuste das aposentadorias superiores a um salário mínimo. Pela proposta, esses benefícios terão aumento equivalente à inflação mais 50% do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Dessa forma, o ganho será em torno de 2,5% a partir de 2010.
O governo vai unir o reajuste ao Projeto de Lei 3299/08, que modifica o fator previdenciário (redutor de aposentadorias de quem entra na inatividade um pouco mais cedo). Pelo projeto, o fator previdenciário será extinto quando a soma do tempo de contribuição previdenciária com a idade chegar a 85 (para as mulheres) e 95 (para os homens). O deputado Pepe Vargas (PT-RS), relator da proposta, apresentará um texto alternativo nos próximos dias.
Contudo, para conseguir o reajuste, a categoria abriu mão da votação de alguns projetos de seu interesse, como o PL 01/07 (que concede aos aposentados o mesmo reajuste do salário mínimo até 2023) e a análise do veto presidencial a um trecho da MP 268 (que garantia aumento de 16,67% aos aposentados em 2006)
A reunião aconteceu no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, e contou com a participação de ministros, parlamentares, sindicalistas e entidades de aposentados.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora